sábado, 16 de maio de 2009

Fasubra fora da CUT



A Fasubra Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores da Universidade Brasileira) já não é mais filiada à CUT. A polêmica decisão foi tomada quinta-feira (14), após um acirrado debate, pela maioria dos delegados do XX Congresso da entidade, que ocorre em Poço de Caldas (MG) e deve ser encerrado sábado (16). O secretário geral da CTB, Pascoal Carneiro, acompanhou a reunião e elogiou a posição dos congressistas que, em sua opinião, "contribui para a unidade dos trabalhadores".
A votação, em urnas, começou à tarde, com 970 delegados presentes. A apuração foi encerrada às 22 horas com o seguinte resultado: 510 votos a favor da desfiliação, 454 pela manutenção da federação na CUT, 3 abstenções, 2 votos em branco e 1 nulo. Encerra-se, assim, um período de 23 anos em que a Fasubra Sindical foi uma entidade cutista, que representa 47 sindicatos, com 200 mil trabalhadores e trabalhadoras na base, fundada há 30 anos.
Independência e unidade João Paulo Ribeiro (JP), coordenador geral da federação, foi um dos que defenderam a proposta de desfiliação aprovada pela maioria. Falando em nome da CTB, ele argumentou que uma “entidade classista e plural como a Fasubra Sindical não deve ser filiada a nenhuma central, mas se manter autônoma, relacionando-se com todas as centrais e respeitando as diferentes tendências e opiniões. Esta é a forma de manter a unidade da entidade, que estaria comprometido caso a filiação à CUT, decidida há 23 anos, fosse mantida”.

Nenhum comentário: