quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Viva Neuton Miranda

A Câmara Municipal de Belém realizou nesta manhã desta quinta-feira (17),concorrida sessão especial em homenagem ao dirigente comunista Neuton Miranda. Participaram várias personalidades e autoridades do mundo político, lideranças populares e militantes do Partido Comunista do Brasil. A sessão especial foi proposta pelo vereador Iran Moraes, do PSB, político amigo dos comunistas paraenses, com apoio da bancada do PT.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Vereador Raimundo Castro e a presidência da mesma foi passada para o vereador Iran Moraes que dirigiu a atividade. Inúmeras personalidades se pronunciaram relembrando a vida de luta e dedicação de Neuton pelas causas sociais e o socialismo, entre os quais, o Presidente Estadual do PCdoB, Érico de Albuquerque, o representante do Comitê Central do PCdoB, Walter Sorrentino, a camarada Leila Mourão, viúva do homenageado, o Superintendente da SPU, Lélio Costa, inúmeros vereadores presentes, entre vários outros oradores.

Neuton Miranda faleceu no sábado, 20 de fevereiro de 2010, vítima de um fulminante ataque cardíaco. Miranda estava trabalhando a serviço do governo federal, distribuindo títulos de propriedade de terras a populações ribeirinhas no município de Belterra, região de Santarém, Oeste do Pará.

Tragetória de Luta de Neuton Miranda

Líder estudantil em 1968, Neuton Miranda participava da Ação Popular e foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes na gestão de Honestino Guimarães. Perseguido, viveu uma parte de sua vida na clandestinidade durante o periodo mais repressivo da ditaduara militar. Em 1972 decidiu somar-se às fileiras do PCdoB e foi destacado por João Amazonas para organizar o partido no estado ao lado de Paulo Fonteles e Neco Panzera. Era casado com a professora universitária Leila Mourão e tinha uma filha, Janaína.

Nenhum comentário: