segunda-feira, 6 de junho de 2011

Entrevista com a nova Presidente da União Acadêmica Paraense




Blogdorodrigomoraes:Como foi o inicio de sua militância?
Conheci o movimento estudantil logo no meu primeiro ano dentro da Universidade Federal do Pará. Ao entrar, conheci camaradas independentes valorosos no Centro Acadêmico de Direito Edson Luis e a partir daí comecei a fazer movimento estudantil, lutando pelos estudantes e por seus direitos dentro da universidade. No mesmo ano, por estar presente no CADEL, acabei me envolvendo nas eleições do DCE também, e foi a partir de então que tive contato com diversas forças políticas do movimento estudantil e passei a acreditar nas lutas por estas travadas.



Blogdorodrigomoraes:O que pretende pra essa gestão?

Essa gestão será de grandes batalhas! Graças ao trabalho das últimas gestões da entidade é que recebemos a UAP com o intuito de continuar o belíssimo o trabalho e comprometendo-nos também com o avanço e aperfeiçoamento das lutas já iniciadas e travará também novas lutas sociais pelos direitos dos estudantes paraenses, assumindo também um papel de grande responsabilidade dentro dos movimentos sociais no Estado do Pará. Nos comprometeremos com os estudantes deste Estado alavancando bandeiras que julgamos ser de cárater extremamente importantes para o aprimoramento e avanço no Ensino Brasileiro, apoiando, discutindo e lutando junto a União Nacional dos Estudantes a favor das emendas da UNE e UBES no Plano Nacional da Educação, defendendo 10% do Produto Interno Bruto pra Educação que hoje encontra-se em 5%, e também 50% do Fundo Socialdo Pré-Sal pra Educação, pois acreditamos que o futuro do nosso país está na nossa juventude, estão nos jovens que se levantam todos os dias à procura de uma educação de qualidade e que muitas vezes não encontram. Queremos que os estudantes sintam-se representados por nós, que vejam na União Acadêmica Paraense uma entidade a qual possam contar sempre! No mais, um dos meus objetivos é criar a sede da UAP, criar um portal, de tal maneira que os estudantes saibam onde e como nos procurar, facilitando assim essa proximidade com o acadêmico paraense.


Blogdorodrigomoraes: Qual sua opnião em relação a divisão do Pará?.
O que ocorre na verdade, é que quem sai prejudicado com essa divisão são os paraenses. Os paraenses mesmo que nascem e se criam na nossa tão amada terra. Quem está interessado nessa divisão são os latifundiarios, os "coronéis", que muitas vezes vem de outros estados pra explorar a riqueza paraense e que não querem mais aceitar que seus impostos sejam revertidos para o estado do Pará como um todo. O Pará seria drasticamente prejudicado com a perda de investimento do governos federal e empresas situadas no seu território, como a Vale do Rio Doce, por exemplo. Além do que os investimentos para a criação destes outros estados seriam elevadíssimos, e esse dinheiro sairia do bolso dos brasileiros, do bolso de paraenses que apenas sofreriam com essa divisão. Por isso, sou contra a divisão do Pará.



Blogdorodrigomoraes:Quais suas reflexões sobre o movimento estudantil nos dias de hoje?.

Acho que o movimento estudantil atualmente é um movimento forte, um movimento que já criou bases e que por já ter travado diversas lutas durante a história tem seu reconhecimento diante o Brasil. A nossa luta hoje em dia, é uma luta pela melhoria da educação, enquanto há 10 anos atrás lutava-se pela não privatização das universidades públicas. Nos últimos anos, tivemos grandes avanços na educação, através do REUNI, da política de cotas, do PROUNI, FIES, além de várias universidades e escolas técnicas que foram criadas... tudo isso foi através de muita luta, porém temos consciência que não pode parar por ai, o Brasil precisa ainda de diversas reformas que são extremamente necessárias, como a reforma política, reforma agrária, reforma midiática e sem dúvidas a reforma educacional. E o movimento estudantil faz parte dessa luta, alavanca essas bandeiras atualmente com muita propriedade.

Blogdorodrigomoraes:Como você e pq vc se filiou a UJS?

Desde que comecei a fazer movimento estudantil sempre tive uma proximidade com camaradas da UJS, sempre soube que em algum momento me filiaria, porém acreditava que para me filiar eu tinha que conhecer a fundo as idéias da União da Juventude Socialista e por isso busquei conhecer. Comecei a construir com a UJS mesmo não sendo filiada, participei da jornada de lutas dentre diversas outras lutas que fizemos no dentro da Universidade. Contei com o apoio de camaradas valorosos, como Rafael Costa, grande militante da UJS que tirou-me diversas dúvidas quando as tinha, que me orientou leituras, filmes, e me mostrou como a juventude organizada pode e deve colher bons frutos, também tive grande apoio do ilustríssimo camarada Pedro Fonteles , nosso eterno presidente da UAP, que lutou muito em sua gestão pelos direitos dos estudantes, que não se calou momento sequer e que me ensinou com propriedade diversos valores que julguei fundamental para minha filiação na União da Juventude Socialista. Desta maneira, quando participei do CONEG da UNE já me sentia segura quanto ao que queria para minha militância, quanto ao tipos de lutas que gostaria de travar pela educação brasileira e na União da Juventude Socialista encontrei a estrada certa para essa caminhada.

Blogdorodrigomoraes: Quem é Tamara Figueiredo?
Tamara Figueiredo é acima de tudo uma sonhadora. Tenho muitos sonhos para esse país! Acredito que um dia poderemos ver todos verdadeiramente iguais, todos tendo os mesmo direitos, todos tendo as mesmas oportunidades! Acredito em um Brasil onde nossos estudantes chegaram nas suas escolas e universidades tendo um ensino de qualidade, tendo assistência estudantil! Acredito na juventude! Acredito que nas mãos da juventude está todo o futuro do humanidade! São através dos nossos jovens que poderemos construir um planeta mais saudável e terno. E Tamara Figueiredo é também batalhadora, não desiste de seus objetivos e lutará até o final pra transformar seus sonhos em realidade!

3 comentários:

Anônimo disse...

ficamos felizes pela UAP ter uma representante jovem e com novas idéias. Parabéns e siga em frente. E conte com a juventude estudantil.

Marcelo Sarraf disse...

Égua Rodrigão, achei que tivesse lendo uma entrevista da Marília Gabriela... Kkkkk... Tens jeito, mano!! Invista na carreira. Abraço.

Anônimo disse...

Pai no PTB, Mãe no PPS e filha no PCdoB