quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Alunos do Cefet correm risco de não se formar

Alunos de cinco cursos do Cefet-PA (Centro Federal de Educação Tecnológica) correm o risco de não receber o diploma por uma falha do centro, que não teria inscrito os estudantes para a seleção do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A situação atinge em torno de 100 alunos dos cursos de licenciatura de Física, Matemática, Química e Biologia.
De acordo com o estudante Adriano Roberto, concluinte do curso de Física, os alunos foram pegos de surpresa com a notícia de que não estavam inscritos no exame, que credencia o estudante da graduação para o recebimento do diploma. 'A grande maioria dos concluintes de Física vai assumir cargos na Seduc (Secretaria Estadual de Educação) porque passaram no último concurso e sem o diploma não é possível assumir', explicou o aluno, que foi aprovado no concurso e pode não assumir o cargo de professor. Ele ressaltou que os concluintes já defenderam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e que muitos já ultimavam preparativos para a festa de formatura.
Segundo ele, os alunos foram avisados pelo centro na sexta-feira - dois dias antes do Enade, realizado no último domingo (11) - que não realizariam a prova. 'Eles nos disseram que teríamos que fazer a prova só em 2008, no próximo Enade e só aí poderíamos receber o nosso diploma', emendou.
Diante da notícia, os estudantes procuraram a coordenação do curso e o MEC (Ministério da Educação). 'O MEC confirmou que não estávamos inscritos na prova. Nos informaram que pela lei que rege o Enade, podemos processar a instituição por essa falha, mas isso não quer dizer que vamos receber nosso diploma sem fazer prova', denunciou. Os estudantes, então, procuraram a coordenação do curso. No caso dos concluintes de Física, os discentes procuraram o coordenador Márcio Benício, mas segundo Adriano Roberto, as conversas com o professor não foram animadoras. 'O Cefet age como se nada tivesse acontecido e a gerente de cursos superiores, professora Helena Rocha, se recusa a nos receber', afirmou.
Ainda de acordo com o estudante, os concluintes vão entrar com processo contra o Cefet ainda esta semana. Nesta quarta-feira (14), eles pretendem se reunir, a partir das 14h, para tratar da ação judicial.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso é um desrespeito com todos os alunos do cefet, porém, apos essa denuncia o posicionamento dos professores ja começou a mudar, os alunos já foram procurados para receberem explicações, mesmo sendo explicações que so servem para ganhar tempo.
esperamos que os alunos do cefet consigam receber seu diploma, e repasso o aviso de todos eles: professores, não adianta tentar falra alto e dar uma de durão, o erro foi de vcs, o assumam ou paguem pelos seus erros.

Rodrigo Moraes disse...

Estamos juntos nessa luta...