quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Bira Rodrigues deve ser o novo Reitor da UEpa

A governadora Ana Júlia deve nomear o professor Bira Rodrigues Reitor da UEPA, depois da ótima votação Bira Rodrigues detem toda legitimidade de ser o Reitor da UEPA

36 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que sim, ele será o novo Reitor, e diga-se de passagem muito merecido, eleição limpa e clara. Quem ganha não é o governo e sim a comunidade acadêmica, espero sinceramente que ele faça essa mudança tão esperada. Eu já estou saíndo da universidade, porém tenho meu sobrimho que etará ingressando na instituição e que fiz questão que ele participasse desse processo e tomar pé da realidade de hoje. Rodrigo, você está de parabêns por este espaço democrático, sério, informativo e não apenas um blog de meras fofocas e especulações.

Anônimo disse...

E tenha certeza que sim mesmo..
campanha limpa de de qdo???Limpeza diga o que e? Pq a UEPA uma lixeira de material de camapanha do tal canditato que sua militancia petista fez..pq alunos que e bom..so a UFPA que marcou presença..Ate a UNAMA esta la..UEPA m diga onde??..uma cara de vem dizer q em paragominas tem sec. execultivo.. qdo .ha não ser para militantes do PT...Agora vem dizer que foi votado o mais votado pela comunidade academica??? qdo axo bom rever tal bem os votos ..E verdade que teve votos..Afinal coordenadores que estão visando favores em troca de $$$$$$$, fizeram bem.Ate o Sindicato se vendeu.Mas a NOSSA GOVERNADORA DEVERIA ouvir a comunidade academica o que ela desejar pq ela sim saber o que e melhor para a UEPA..Kro Rodrigo realmente esta de PARABENS e POLITICO...Não m entedar errado..e um grande lider sabendo o que vc realmente queria ..e onde gostaria de estar...
saudaçoes camarada....
a luta continua
os ideias continua
viva UJS
viva SOCIALISMO
Abraços

Anônimo disse...

verdade....precisamos de profissionais competente..
e não de profissionais que visa sua vida politica em torno de promoçoes;;
Mais...
bem...
A comunidade academica ta de LUTO>>>
que teu sobrinho possa fik bem.. nesta ESCOLÂO DE 3 GRAU>>.

Anônimo disse...

é vimos nessas eleições que a comunidade academica a qual deveria ter uma mente critica e politizada se vende em troca de favores..se nao conseguimos abrir nossos pensamentos pra eleição pra Reitor..o que vamos fazer com o nosso País..com nossa eterna pátria..entregar nas mãos de pessoas que nao tem a mínima competencia adminstrativa..e que estao ai apenas pra ta mamando nas tetas do governo..
O menos indicado seria o candidato Bira..um cara que nao entende a universidade e quem é Jofre Freitas?? há sim o vice dele..o que ele tem mais do que isso?? acho que nada..
com todas as críticas que tenho ao PT..sei tambem que foi o partido que veio realmente democratizar nossa república e duvido que nossa querida governadora venha e indique quem nao foi elito nas Urnas..
por que pra mim candidato que compra voto deve ficar de fora..candidato que dá celular..que usa o carro da SEDUC pra fazer campanha..que nao tem militantes dentro adéptos a ele dentro da UEPA..deve ser o REITOR..
queremos um país justo..entao vamos começar pelas pequenas coisas..

salatielcarvalho disse...

acho que as pessoas acima deveriam ter culhão e se identificar, não ficar no anonimato. quem defende o que pensa com seriedade se identifica, assina em baixo, mostra a cara.

Luciano Brito disse...

Prezado,

Como afirmar que o novo Reitor será o professor Bira Rodrigues se quem ganhou o votação foi o prof. Silvio Gusmão, onde fica o processo de democrático?, você não achar que a comunidade acadêmica merece respeito.

Abraços,

Solidários,


Luciano Brito

Anônimo disse...

Se a Governadora nomear o Bira pra Reitor ela estará assumindo publicamente seu lado autoritário e anti-democrático.
Quando Mario Cardoso tendo Silvio Gusmão como vice venceu as eleições e o governador nomeou outro o PT foi o primeiro a invadir a reitoria pra protestar. Agora querem fazer o mesmo como se agora valesse, dando a desculpa de que o candidato Bira teve muitos votos e etc e tal.
A universidade não se vende, não queremos ser palco de mensalões.
Que moral tem pra ser reitor da universidade um professor que nunca deu aula nela?
Há 12 anos Bira está fora da universidade e voltou agora só pra ser candidato.
FORA BIRA! FORA PT!
VIVA A DEMOCRACIA!

Anônimo disse...

Cara agora acabei de ver esse tal de Rodrigo Moraes não é nada na UEPA (pelo menos no profile dele não consta). Porque está metendo o bedelho onde não fostes chamado?
Vai cuidar da tua casa!
Deixe aqueles que fazem a Uepa decidir o destino dela!

Anônimo disse...

Uma outra leitura

Do site da UEPA:
O professor Sílvio Gusmão, que integra a Chapa 1 com a professor Albene Monteiro, conquistou 33,29% dos votos. Augusto Carvalho e Terezinha da Silva, da Chapa 2, receberam 5,59% dos votos. A professora Ana Cláudia Hage, que integra a Chapa 3 ao lado do professor Marcus Vinícius, obteve 27,66%, e os professores Bira Rodrigues e Jofre Freitas, da Chapa 4, tiveram 31,36% dos votos.

Meu comentário:
Estão falando por aí, que o Prof. Bira pode ser o escolhido da Governadora, porque ele obteve uma boa votação, ou seja seus 31%. Acontece que depois de tanto terem pregado que era a única chapa da mudança, ou da “oposição” e isso ficou bem claro na campanha, mesmo assim, 60,95% da comunidade acadêmica nao quiseram a tal “mudança” e votaram nas outras chapas. Eu veria isso como uma rejeição de 60,95% ao nome do Prof. Bira como reitor da UEPA. Portanto acho que a nossa Governadora deveria levar isso em consideração ao analisar a lista tríplice.

Rodrigo Moraes disse...

Comapanheiros , hoje foi um dia muito cansativo, por isso só agora pude entrar na net...
Agradeço as postagens..Esse espaço é pra isso mesmo, debate de idéias.
Para o colega "anonimo"que diz que eu não sou da UEPA, gostaria de lembrar que sou formado em pedagogia e especilaista em metodologia da educação superior pela UEPA, na fui presidente do CAPE e do DCE da Uepa...
Mesmo que não tivesse sido aluno da UEPA, sou Paraense e a UEPA é de interesse do meu Estado e não somente de quem estuda nela...

salatielcarvalho disse...

é isso ae, o lance é escrever e se identificar. os covardes que se escondem no anonimato e atacam atacam atacam não dignos de credibilidade. talvez se identificando pudessemos pesar na balança o que o companheiro Rodrigo Moraes fez pela UEPA enquanto estudante e militantes de movimentos sociais e o anônimo que o ataca. Somente assim veriamos quem pesa mais. sou pragmático, ponho logo na balança. Mas o o anonimo não sai do anonimato ae fica dificil.

Anônimo disse...

ha salas fala com mh mão..
ak..tu e puxa saco do rodrigo....isso sim ...

Anônimo disse...

qdo ao anonimo...
fala com o dono do blog.pq liberou a ferramenta..mas bem...o baba o ovo..ta sentindo.uauhuahuh
cresce salas..
te liberta vira gente
cria indentidade..
sair da asas do rodrigo moraes

Rodrigo Moraes disse...

comapnheiros , primeiro queria dizer que esse blog é espaço de debate politizado, nçao é espaço pra ataques pessoais, principalmente de quem nãoo se identifica..
Quando ao Salas , militante valorozo da UJS só agradeço não por me devender..Ma s por defender um projeto político avançado e por ser um grande militante politico...

Unknown disse...

baixo nível, não é?
só lembrando que estamos discutindo o futuro da nosa Universidade..

salatielcarvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom...verdade...este espaço debate politizado...
E verdade que estamos discutindo o futuro da nossa Universidade, e tem que ser o melhor, e que deveria ser o melhor...ser a comunidade academica,aquele ou aquela que a comunidade conhecer, seus trabalho, sua dedicação pela mesma..E não fazer dela um palco de debate de briga.. de seus interesses pessoais..Vimos em um pais que se fala em democracia.. tanta democracia, onde fica ela..se nos alunos que somos os mais interessado pela nossa Universidade não temos "voz" afinal nosso voto vale 1,perto de corpo tecnico e professores que tem peso 3 e 2.... Mais isso e o Brasil..E como diz um professor a saida para e so o AEROPORTO..BaBy
Daniele Garcia

Anônimo disse...

Quanto a eleição proporcional: Um professor passa 20 a 30 anos na universidade e às vezes ainda tem que aguentar 8 anos com o mesmo reitor, técnicos idem. O aluno passa só 5 anos e depois tchau! sem falar nos alunos de pós-graduação que tb votam, que mal passam 1 ano frequentando a universidade e mal sabem a estrutura administrativa que está por trás de toda a infra-estrutura física.Quem mais sofre as consequências e o impacto de uma escolha errada para a Reitoria são os professores e técnicos. Não é justo que tal responsabilidade esteja nas mãos dos alunos, que além de passarem pouco tempo na universidade, muitas vezes, não se interessam nem pelo presente e quanto mais pelo futuro da mesma. E ainda tem mais, vi alguns comentários de alunos, que mal sabem distinguir as responsabilidades de um reitor para um coordenador de curso. Como confiar que os alunos possam decidir o futuro da universidade?

Anônimo disse...

Cara Daniele, a saída é pelo aeroporto? que professor falou isso? Tem que avisar à ele, que tirando os páises da Comunidade européia, Canadá e os Estados Unidos, o Brasil ainda é um dos melhores países pra se viver. Quem fala isso não conhece nada da geografia político-econômica do mundo. Diz pra ele ir pra India, pra China ou pra Rússia, (que com o Brasil formam as quatro potências emergentes) pois nesses países um professor com doutorado ganha em média 300 dólares. Se ele for pra África (tirando a África do Sul), para o sudeste asiático ou para os países do leste europeu, com 300 dólares por mês ele vive como classe média alta. Sabem quanto ganha um professor com doutorado na UEPA? Nao falem mal do Brasil, e principalmente da vida no Brasil, porque existem pelo menos mais 100 países no mundo que estao em situacao pior.

Anônimo disse...

Aí Rodrigo se a Uepa é de interesse de todos os paraenses, porque nas eleições pra reitor só votam os professores, técnicos e alunos?
Pelo teu modo de pensar todos os paraenses deveriam votar então.

Rodrigo Moraes disse...

caro anonimo, que visão mais provinciana hein...

Mauricio disse...

Caríssimos. Desde 1997 estou nesta casa da qual me orgulho muito de fazer parte. Como aluno e agora como professor. Pude presenciar a administração horrível de Izabel "Almir Gabriel" Amazonas e seu caixa dois. E a continuidade disso nas duas administrações de Fernando "Todo Enrrolado" Palácios. Nessa eleição ficou visível a divisão desse grupo em dois. Um encabeçado pelo Profº Dr. Silvio Gusmão, e o outro pela professora Ana Claudia Hage. O pior cego é aquele que nao quer ver. Todo mundo viu quem estava abusando do dinheiro na campanha. Acho q a interrogação feita sobre o dinheiro da campanha do professor Bira pode ser estendida a todos os candidatos. Isso se chama transparência. Nós que estudamos sobre a gestão democrática sabemos que a mudança é salutar à democracia. Portanto, deve ter a alternância no poder. O que vimos na UEPA é a continuidade do autoritarismo, do clientelismo político, do voto de cabresto (o que fazem com os funcionários temporários é um absurdo, digno de tortura psicológica e emocional tão presente no tempo da ditadura militar), estudantes sendo captulados pelo poder. Sempre foi assim, nas administrações anteriores do DCE, quem não lembra do Manakeriki, do Mais Uepa, e vê hj essas mesmas pessoas junto desses candidatos que queriam a continuidade desse modelo de administração. A governadora usará de uma prerrogativa que é legal. Prevista no estatuto da Universidade. O mesmo estatuto que na estatuinte tiveram a oportunidade de eliminar o absurdo que é a lista tríplice. E até onde eu sei, os professores Bira Rodrigues e Jofre Freitas votaram contra a lista, ao contrário de Ana Cláudia Hage e Silvio Gusmão votaram pela permanência. Agora todo esse alarde. Pq? Fica a interrogação. O Rodrigo está de parabéns por esse espaço. Um espaço público de debate (qualificado). Portanto vamos aproveitar. E vcs que se escondem no anonimato, embora saibamos quem sejam, deveriam se mostrar, pois já que "defendem" a transparência(sic), a ética(sic) e colocam esses valores nos seus candidatos, pq vcs não assinam. Vamos manter o debate em alto nível. Por favor, não envergonhem os professores candidatos à reitor: Silvio Gusmão e Ana Cláudia, eles não merecem esse tipo de apoio.

Rodrigo Moraes disse...

professor mauricio garcia obrigado pela visita no Blog.

Anônimo disse...

Eu também concordo que tem que ter alternância no poder. Eu acho que a reitoria tem que sair das mãos do CCSE (Isabel 4 anos + Palácios 8 anos e quem sabe Bira 4 anos ou mais) e passar pelo CCBS e CCNT. Essa é a visão acadêmica, e nao partidária como muitos tentam impor na universidade. E antes que eu me esqueça: não sou contra (Bira ou Silvio) e nem a favor (Bira ou Silvio), muito pelo contrário...

Unknown disse...

Bom camaradas..primeiramente venho defender os que postaram como anonimos..devem ter um motivo para ter feito isso..mas nao se deixem levar por quem assina ou por quem deixa de assinar..reflitam emcima dos comentários que na sua maioria sao produtivos..

Temos que rever nosso conceito de Universidade..todos aqui sabem a minha opinião e nao tenho por que esconder..todos sabem em quem votei..por interesses pessoais?? nao..por ter uma visão de quem administraria melhor a Universidade..nao vou defender candidato que acha que a UEPA deve ser atrelada a Secretaria de Educação..que nao entende como relmente a Universidade funciona..entao companheiros..pensem e reflitam..
será se interesses pessoais valem mais do que nossa democracia..valem mais do que nossos conceitos e nossas pré-definiçoes do que é certo ou errado..nao vamos aqui tambem citar nomes de pessoas..com ofenças pessoais..esse nao é o momento e nem a ocasião pra isso..
Que a Democracia pela qual lutamos prevaleça nesse momento..
Saudaçoes Socialistas
Igor Dias - DCE UEPA

Unknown disse...

grande camarada igor, respeito sua opinião, mas discordo dela. em nossa militância aprendemos principalmente que todas as movimentações presentes no nosso dia a dia são relações políticas, no sentido que representam interesses [pessoais ou coletivos]. o que devemos avaliar aqui é qual movimentação contempla mais o interesse de uma organização que se coloca protagonista de transformações sociais, como a UJS. apesar que repudiar esse anonimato, alguém colocou que os estudantes passam pouco tempo na universidade se comparados à outras categorias, e isso está sendo refletido nessas eleições. antes da nossa geração universitária as relações com os estudantes não se davam às mil maravilhas e isso ficou claro nas nossas reuniões. enquanto movimeto estudantil da situação não devemos nos esquecer do qeu defendemos pra educação e apoiar propostas demagogas, de viés privatista e que outrora colocaram em risco o caráter público de nossa universidade. enquando à questão do professor bira estar atrelado à seduc ou ao governo do estado, cabe aqui a avaliação se este novo governo representa ou não um novo modo de se fazer política no nosso estado. à nós, enquanto movimento social combativo, autônomo e organizado, está a responsabilidade de pressionar este estado, que ainda reflete muitras contradições, a atender os interesses da maioria e crescer com uma educação pública e de qualidade. então, na nova conjuntura, o aeroporto (ou mais provavelmente o terminal rodoviário)com certeza vai ser usado como porta de entrada a quem quizer ver o salto de qualidade de vida do povo paraense.

Anônimo disse...

Como eu disse anteriormente eu não sou nem contra nem a favor de nenhum candidato, ou melhor acho que os dois se tiverem o devido apoio farão boas administrações. Mas eu não entendo porque insistem em dizer que o Prof. Silvio é continuidade da Gestão do Palácios. Quando dizem que o povo não tem memória, há de se concordar. O Prof. Silvio não foi candidato a vice-reitor da chapa no Mário Cardoso contra a Prof. Isabel? E nas eleições de 1999/2000 quando houve uma enorme movimentação para apoiar o Palácios, o Prof. Sílvio por acaso estava apoiando esse grupo? (não estava...) Vocês esqueceram que quem era o pró-reitor de Pesquisa do Prof. Palácios era o falecido Prof. Araújo (uma excelente pessoa por sinal) que morreu (em 2003 ou 2004) em um acidente de carro indo para Conceição do Araguaia a serviço da UEPA? Pois bem, o Prof. Silvio, por ter voltado na época do Pós-doutorado foi convidado para ser Pró-reitor de Pesquisa da UEPA interinamente para subsituir o Prof. Araújo e ele aceitou e acabou ficando. Tenho certeza que as suas intenções eram as melhores possíveis independente de quem era o Reitor ou de que partido pertencia. E além do mais o Prof. Palácios não tinha mesmo muitas opções, pois escolher um Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação que não tenha doutorado é um “tiro no pé”. E agora querem culpar o pobre do Prof. Silvio de ser continuidade do Palácios só porque ele é o pró-reitor? Atentem para as circunstâncias que isso aconteceu. E se alguem pensar aí, “Ah mas se ele não concordava com a Gestão palaciana, porque ficou lá?”. Na minha humilde opinião era melhor estar lá e agir dentro das possibilidades que ele achava corretas do que não estar e se omitir. Acho que ele tinha razão. Com isso encerro minha participação neste blog e desejo boa sorte a todos e todas.

Anônimo disse...

cara marcela..
e a todos os anominos ...
todos nos sabemos..o pq que a ujs apoiou o bira...se veu..
tinha a principio apoiado ana hage...mas dpois que o pt tentou tira a seju de vcs..ticarm com medo..pq como ia manter este ´partidinho de merda de vcs...q os grandes kamaradas estão indo ao PT....em busca de algo p melhor p ele...

Rodrigo Moraes disse...

caro anonimo...
VC DEFENEDENDO QUEM SAIU DO PCDOB...
HUM DEVE SER UM DELS ENTÃO...
QUE PENA

Anônimo disse...

POLICIA DA ANA JULIA PRODUZ ESPETÁCULO DE SODOMA E GOMORRA NAS CADEIAS DO PARÁ

Anônimo disse...

kro rodrigo não sou um deles não aadmiro seu partido pela força que tem de lutar pelos seus ideias..m pergunto opq q vcs não lançaram canditados a reitor.. ja que vcs tem tanta força na uepa..precisa lembra q vcs foram, de grande decição para esta eleição.. e q bira so teve os votos que teve pq vcs estavão na articulção estudantil..pq o pt ele não tem ninguem na uepa..mas tbem e necessario lembra que vcs se queimaram feio..mas e a vida somos politicos,, entendo tbem a necessidade de vcs... te apoiado ao prof. bira...so q vcs se queimaram ..a gorvenado pode ate indicar o bira mais que vai te muita onda vai...
td que queremos e uma universidade democratica somente.e não estar ditadura do pt q tentar se estalar a qualquer custo...
sou pela democracia...
e pela voz dos estudantes

Anônimo disse...

prof. Mauricio..
quem dira o senhor ate tempo ..
era ana estou com a senhora..
lembra de qdo o senhor foi p reunião do bira e dpois tava com a cara mais lavada o festa da ana;..
mais o que espera do senhor..
"mauricio vendio para palacio por um real" lembra..
não muda mui hoje...
grande educador que o senhor e..
saudaçoes

Anônimo disse...

Aceitamos a Ana Julia com um Vice para lá de Opaco, agora aceitar O Bira que não tem nada ver com a UEPA, Sempre foi político e com um Vice Tresloucado e para lá de Opaco, chefe de gabinete da Clea Bechara ai sim vamos ter o que é de pior para a nossa Universidade, não que Primeiro seja o melhor? mas com certeza está varios pontos acima dessa dupla do barulho. Governadora não precisamos de politicos precisamos de um REITOR e esse cara parece mais um político demagogo junto com um Vice tagarela e idiota quer defende a esposa que queria entrar na UEPA mas Graças a Deus apreceu alguém com muito mais curriculo que a esposa do Papagaio, assim mesmo ele achou que houve maracutaia imagina o que ele vai fazer se for Vice?

Mauricio disse...

Companheiro anônimo. Não sei se vc sabe, mas existe uma coisa na política e na vida da gente que é a AUTO-CRíTICA. Todos nós temos essa capacidade de fazê-la. Eu fiz, e peço para que os seus interesses pessoais não lhe ceguem ao ponto de não deixar vc exercitar essa virtude humana. Apoiar Fernando Palácios foi um erro. E eu paguei por esse erro. Hj sinto-me aliviado por ter apoiado uma candidatura coadunada com aquilo que nós defendemos, educação para todos. Sem o apadrinhamento e o voto de cabresto existente na política desde 1500 e antigamente. Pago pra ver a gestão do professor Bira com uma participação maior dos estudantes, dos professores e técnicos na formulação das ações para a uepa. Não a participação como vem se dando, da política dos corredores, dos estágios que captulam os estudantes (SAOE e hj OUVIDORIA). Eu sei quem vc é. Por isso lhe peço reflita. Nós seres humanos temos essa capacidade, e somente nós.

Mauricio disse...

Caro Anônimo. Não estrague nossa amizade por causa dessa eleição. Vc sabe que toda eleição na uepa é um desgaste. Mas q no final das contas, estaremos bebendo as nossas cervejas juntos. Já lhe defendi outras vezes e sempre defenderei. Sou seu amigo. Vamos debater a universidade sem ofensas, mantenha o debate em alto nivel. Vc é acadêmico igual a mim. Abraços.

Anônimo disse...

Gostaria muito de ajudar na campanha do Bira Rodrigues aki em Paragominas.
luizcarlosjrpp73.blogspot.com