terça-feira, 6 de maio de 2008

CTB é fundada no PARÁ

No dia 3 de maio, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), realizou-se o encontro de organização da seção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado do Pará (CTB-PA). Ao final do encontro foi eleita a primeira diretoria na chapa Unidade Classista, encabeçada pelo secretário geral do Sindicato dos Bancários do Pará e do Amapá, o José Marcos de Lima Araujo (Marcão Fonteles).

A executiva é completada por Francisco Assis na vice-presidência; vice-presidência, Mulheres Marcela Nogueira, Cléber Rezende Vice-presidência e Darlei Santos Vice-presidência Relações Internacionais e Transportes aquaviários. Na Secretaria Geral, Érico Albuquerque, Secretaria de Finanças José Jair, Secretaria de Formação e Cultura Vinícius Darlan, Secretário Imprensa e Comunicação Selma Melo, Secretaria de Assuntos Rurais Orlando Canuto e Secretário de Saúde, Segurança no Trabalho e Respeito Ambiental Regina Martins.
Compõe a direção plena os dirigentes Andrelino, Edimilson, Mirian, Paiva, Lucas, Gracionice, Luiz Otávio, Marcos Afonso, Luzia e Edmar Andrade. No conselho fiscal titular foram eleitos Joel, Helena, Ricardo Lemos, tendo como suplentes Maria Boiadeira, Antonia Ribeiro e Amiraldo. Na suplência da direção foram escolhidos Edgar, Luiz Neto, Aquino, Moacir, Pelé, Vera Lacerda, Fernanda, Camilo, Adamor, Jorge Elias, Rony, Junior, Paulo Cantor, Daniel Samarate, Dnair Araujo e Tamar Dias.
O Congresso iniciou às 8h30min, com ato político com a presença de Socorro Gomes, secretária Estadual de Justiça e Direitos Humanos do Pará; Neuton Mirando, presidente do PCdoB-PA; Orlando Bordalo, presidente do PSB-PA; João Batista, presidente do PT-PAa; Márcio Saldanha, representando a CUT-PA; Ivo Freitas, presidente da Força Sindical; Sulyvan Santa Brígida, da Federação Metalúrgicos Norte e José Marcos Marcão Fonteles, coordenador estadual CTB e David W. de Souza, vice-presidente da CTB nacional.
Durante o dia foi debatido o tema "Conjuntura Política e Projeto Nacional de Desenvolvimento", com Neuton Miranda, presidente do PCdoB-PA, e David W. de Souza, vice-presidente da CTB nacional. A seguir ocorreu o debate sobre a "Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salário", com o economista Roberto Sena, coordenador do Dieese no Pará.
Na parte da tarde ocorreu discussão e aprovação do Estatuto e fundação da CTB-PA e aprovação do Plano de Luta. Ao final desse debate ocorreu a eleição e posse dos membros da primeira direção da CTB/PA.

Nenhum comentário: