domingo, 1 de março de 2009

CPC Renato Chaves

Por tras da exoneração de wanzeller está a disputa entre Secretaria de segurança Pública e a perícia oficial do Estado.O secretário de Segurança pública do Estado e a policia civil não admitem a autonomia da perícia do Estado.
Wanzeller caiu por nao pactuar com o retrocesso que a cúpula da segurança pública queria fazer ao "Renato Chaves"

31 comentários:

Ivan Santana disse...

Nada contra apenas esclarecimentos, do teu ponto de vista porque ele só começou a falar depois que saiu?

Rodrigo Moraes disse...

Obrigado pela visita IVAL, eu conversei pessoalmente com o Wanzeller, ela afirma que todoas as denuncias foram feitas ao ministério Público do Estado e que tem todos os documentos que foram entregues ao ministério público.

Anônimo disse...

Amigo o Wanzeller era um santo perto desta atual administracao que se nota por perseguicao,arrogancia e principalmente improbidade.Hj cada diretor fica com uma S10 descaracterizada(sei pq sou de la)e ainda ficam colocando parentes la dentro como o diretor que colocou sua cunhada para ser telefonista.Ha ainda por parte desta nojenta administracao um terror contra servidores que nao facam o que eles querem usando como arma o nosso estagio probatorio.

Anônimo disse...

meu desabafo como funcionário do renato chaves: a atual direção e composto por um diretor geral arrogante , prepotente e oportunista que gosta de aproveitar tudo que ja esta em andamento, cito as construçoes dos polos dos interiores, que o antigo diretor deixou tudo pronto so para inaugurar e ele e quem vai ganhar fama, o Diretor financeiro metido a pegador adora uma garotinha como secretaria para fazer o teste do sofá e desfilar com as mesmas na S10 que ele pega dizendo ser "meu carro",e gastando combustivel do governo afinal ele quem manda para quem dar carro ou nao. diretor do I.C. o bombado ignorante trata todos de baixo com desdem pensando ser melhor que os outros nem parece que trabalha neste orgaõ e convive com situações de sala de necrópsia como se nao fosse um "MORTAL".

Anônimo disse...

Meu desabafo como servidor desta autarquia é que atualmente a direção do CPCRC está entregue a incompetentes (Diretor Geral, Diretor Administrativo e Diretor da Criminalística), pois são pessoas arrogantes e que estão fazendo desta autarquia uma extensão de suas casas de tanto parente que empregam aqui. Fora isso o diretor administrativo esquece que quando só fazia perícia, pedia até para levarem seu filho no colégio e usava o carro da instituição para serviços particulares. Hoje ele abastece até seu carro com o combustível do estado e ainda contrata seu cunhado para motorista , tendo ainda vários motoristas para serem chamados do último concurso. Para piorar nomearam um investigador de polícia ( que pasmem tem uma Hylux SW, como pode com o salário de investigador)para trabalhar na área de licitações( é aí que eles mamam no dinheiro) ao invés de contratar alguém capacitado e digno para isso. Na realidade o CPCRC está servindo de crescimento das contas bancárias dos gestores.....

Anônimo disse...

Você defende o doido do Wanzeller por algum benefício você recebia, mas neste governo e em outros acabou para ele. Aturar doido é bem pior pode ter certeza. A própia equipe define ele como doido: PC Hugo, PC Walter, PC Vírginia, PC Djalma, PC Henrique, ML Henrique, PC Evaldo....

Anônimo disse...

Quanto a parentes todos os gerentes na administração do Wanzeller e da família dele também existia. Com o mesmo sobrenome. Ele engravidou uma secretária, mesmo sendo casado. E por que ele ainda não voltou a trabalhar? Porque é vagabundo.

Anônimo disse...

Olha, pessoal, não é defendendo um ou outro. Apenas problematizando a todos.
1º) Me parece natural que o Rodrigo defenda ao Wanzeller, ambos são PCdoB.
2º) Até onde pudemos notar, os tais documentos entregues ao MP foram entregues naquelas duas semanas em que estava tudo cai-não-cai no gabinete... De modo que a pergunta permanece, e tem mais: se foram entregues e nada aconteceu, por que só foi à mídia depois? Por que não protestou, fechou portões, 'concedeu' coletivas???
3º) Quanto à perseguições: sim, infelizmente a gestão atual está marcada pela absurda quantidade de portarias, sindicâncias e toda sorte de ações e palavras persecutórias, mas e a gestão anterior? Em sua primeira ação, wanzeller voltou as costas à um servidor do órgão que em muito lhe havia ajudado (na esfera pessoal, inclusive) e tratou de persegui-lo. Não só a ele. Basta olhar a escala de Bragança. O método de seleção era bastante simples: pró-gestão Vs amarelos ou anti-gestão...
Quanto à arrogância de uns e outros desta atual gestão, não discordo totalmente que ela ocorra, apesar de nunca me ter atingido pessoalmente, mas basta lembrar como sabíamos que o Wanzeller havia chegado no órgão, posto que o mesmo dirigia-se à maioria de seus colegas e subordinados sempre aos berros e chegando, às vezes ao ponto de humilhá-los (eu presenciei fatos assim diversas vezes...).
Improbidade: sou um tanto cética quanto às possibilidades de qualquer gestão pública capitalista ser totalemte proba ou não, uma vez que, sob o capitalismo, todos somos, sempre e só, mercadorias, que estão num grande mercado, para sermos comprados por que melhor puder pagar. Se esta gestão emprega parentes e amigos, a gestão passada empregada amigos, parentes e colegas de partido (se tiverem dúvidas procurem as documentações, eram primas em 2º grau - que ainda são parentes - em estágios, amigos de infância e etc... Eu gostaria, particularmente, que todas as contratações (utópica, eu...) de qualquer estado "(pseudo-)democrático" se desse através de uma seleção rigorosa de fato, sem arranjos e cabides. Qual é a diferença entre aparelhar um órgão estadual para abrigar seus coleguinhas de partido e amantes e torná-lo uma empresa familiar? Para mim, a improbidade é a mesma (pior, talvez...).
4º) A utilização do estágio enquanto arma de disciplinamento e controle: a meu ver isso é feito desde muito antes de a chegada do Humberto à direção. Também estou em estágio e, sinceramente, diversas vezes tive que dizer a alguém por lá que estágio obrigatório não deve ser utilizado enquanto mecanismo de repressão e represália a direitos que a lei capitalista (depois de duras brigas) nos concedeu. Quem se lembra da lista de assinaturas que passaram pedindo pela permanência do Wanzeller? Atualmente, eu não tenho sofrido com isso.
Nosso órgão - qualquer que seja a gestão - tem muitos problemas internos que mereceriam atenção - não apenas da dita alta administração, mas de todos os servidores, do operacional ao perito classe Y. E me parece pouco construtivo que pessoas que - ao menos discursivamente - se mostram tão interessada no bom funcionamento do órgão se percam em intrigas do tipo esse ou aquele diretor fez ou deixou de fazer...
Deveríamos, todos nós, parar de choramingarmos por tolices e unirmo-nos em prol de um CPC-RC mais forte e representativo, a área-meio, que vive se lamuriando da diferençado trato entre nós e os peritos, deveríamos unirnos e impornos enquanto classe de trabalhadores, essenciais ao funcionamento do órgão.
Ah! Antes que eu me esqueça: licitações fraldadas pelo investigador? Pense na locação dos computadores "Lenovo", em que 8 ou 9 nmáquinas ficaram paradas meses, eescondidas numa sala... enquanto pagávamos por elas... é só uma, para fazernos pensar...

Anônimo disse...

SEUS BANDOS DE DESOCULPADOS VÃO PROCURAR O QUE FAZER DE SUAS VIDAS, SE ESSAS PESSOAS ESTÃO A ONDE ESTÃO É PORQUE SÃO COPETENTES COISA QUE ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR PASSAVA LONGE!!!! E VOCÊS QUE FICAM ESCREVENDO ESSAS COISAS, É PORQUE SÃO TODOS IMCOPETENTE TAMBÉM E DESPEITADOS COM ESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO, VAI VER VOCÊ É ALGUEM QUE NÃO CONSEGUIU NEM UM CARGOZINHO DE DAS COITADO E NEM MUDAR DE SALA!!! POIS VAI CONTINUAR A ONDE ESTÁ!!! PRA NÃO SER IMBECIL E BUNDÃO. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

Alex Silva disse...

Por isso que a política brasileira tá desse jeito que vemos aí. De um lado, cidadãos anônimos disparando tiro para todos os lados sem ter coragem de mostrar o rosto. É bem mais fácil criticar desse jeito. De outro lado, uma confusão semprecedentes criadas pelo antigo diretor, que até o momento ainda não apresentou provas do que disse e foi ameaçado de ser conduzido até o MP, por faltar às solicitações de audiência. Outro lado, tão triste quanto os outros, é ver um militante político, até jovem e inteligente do ponto de vista educacional, que teria tudo para ter credibilidade no que diz, mas que usa um blog para defender um correligionário seu, que usou a máquina pública para empregar metade de sua cidade natal. Até blogueiro deveria ser jornalista, só assim seria responsabilizado por publicar, OU NÃO, aquilo que bem entende.

Anônimo disse...

Gostaria de Elogiar o espaço democratico do seu blog, mas confesso que a atual situação da pericia em nosso estado virou motivo de chacota, mas isso é o que chamamos de fruto de uma politica inconsequente por parte da nossa governadora, pois com a nomeação desse cidadão para a atual direção do CPC, foge aos padõres normais da razão, pois a incompetencia dele e da sua equipe, por si so sera o fator decisivo na exoneração de todos, pois no serviço publico quando um incompetente se associa aos demais, vira bagunça e é normal nesses casos se degladearem entre si e perderem o fio da meada, traduzindo estão preocupados em tirar vantagens o mais rapido possivel e estão se esquecendo que não se deve substimar os demais, eles teriam sido inteligentes se tivessem mais prudencia e aguardassem mais um pouco antes de meterem a carroça na frente dos bois, agora não tem mais jeito o atropelamento é inevitavel. e a nossa dignissima governadora sera inteligente se abrir os olhos antes que seja tarde demais. A lama pode respingar nela, por conta de uma meia duzia de incompetentes.
Ps. parabens pelo seu belo espaço.

Anônimo disse...

Amigos a situação no interior esta uma catastrofe, depois que a nova direção assumiu, foi desencadeada uma seria de perseguições pessoais e a coisa esta complicada, as retaliações são constantes e os funcionarios de todos os niveis de santarem, castanhal, maraba e claro a capital, tem sofrido uma gama de perseguições que foge aos limites da insanidade. acredito eu que a sra. governadora não esta sabendo dessa bagunça que se instalou na pericia neste estado, o comentario ja estrapolou os limites da instituição e ja caiu no meio politico, fico na expectativa que toda essa badernna chyegue aos conhecimentos de quem detem o poder de resolver, pois a população agradece.

Anônimo disse...

não tem nem o que falar sobre essa atual direção são uma corja de incopetentes.estão levando o renato chaves para um buraco que não tem mas volta.se compararmos com a direção do Wanzeller não tem o que comparar em 2 anos o wanzeller fez o que o joaquim araujo não fez em mas de 8 anos.o wanzeller deixou varios pedros para serem inaugurados ate hoje nem hum foi inaugurado entre varias outras coisas..a grande verdade e que a atual direção são um bando de ladrao que respondem a varos pad's e na verdade o atual deiretor não tem a minima capacidde para dirigir esse orgão ah lembrando que o atual diretor nunca se quer fez uma pericia na sua vida.e a grande verdade é que ele é viado e morre de inveja do wanzeller.ah onde o wanzeller chegou e vai chegar ainda esse diretorzinho e sua direção de merda nunca vão chegar.

Unknown disse...

É que bom que os comentários desse anônimo estão sendo lidos, porém gostaria que esse anônimo cita-se o nome da cunhada do diretor geral, pois falar todos falam porém provar quase ninguem prova!.
è por isso que as ações vão acontecer por que Wanzeler só acusol com falsas provas, a AGE já deferio o seu parecer, assim como TCE informando que não houve mem uma iregularidade da aspop com cpc. Volto a comentar falar por falar todos podem, pore provar poucos provam.
CITO SE O ATUAL GESTOR FOSSO INCOMPETENTE ELE NÃO SERIA CONVIDADO PARA ASSUMIR A DIREÇÃO. E NEM TERI DOIS CURSOS SUPERIOR( CONTABILIDADE E DIREITO) ,JUNTAMENTE COM TRES ESPECIALIZAÇÕES E UM MESTRADO.
PROFESSORA ESTADUAL EDILÉIA FERREIRA
OBS: ANÔNIMO SE FOSSE VERDADE ESSAS SUAS CITAÇÕES VOCÊ NÃO SE APRESENTAVA COMO ANÔNIMO.

Unknown disse...

Bom dia Anónimo gostaria de saber quem é a cunhada do diretor geral que está trabalhando como telefonista?
OBS: FARAR POR FALR TODOS FALAM, PORÉM PROVAR QUE É DÍFICIL.
PROFª EDILÉIA FERREIRA

Anônimo disse...

Bom Professora edileia,eu também gostaria de saber quem é a telefonista que é cunhada do ex-diretor, isso é mais uma leviandade.nao e verdade! e com relação a gestão nova me conte algo que essa direção ja fez durante esse periodo de mandato. Por que eu gastaria no minimo umas 10 laudas para citar os feitos do wanzeller. em relação a curiculo não vou me ater, gastaria algumas laudas pra escrever.pra que vc tenha credibilidade procure se informar.o wanzeller tem um nome a zelar nesse estado em varias areas do conhecimento exemplo saude(dezenas e dezenas de cancer diagnosticado,instrutor qualificado na area da saude,analista clinico de respeito na classe),na area da educação(profesor de varias disciplinas),na area da segurança publica(perito de campo,perito de laboratorio forence especializado etc.. e gestão elogiada pela sociedade paraense pelas secretarias de planejamento e fazenda...professora se informe,se precisar eu posso lhe detalhar a careira desse cidadao em outras areas da vida inclusive no campo da politica.

Anônimo disse...

Boa noite, sou funcionário do CPC e por isso não me identificarei, pois as perseguições são fatos e utilizadas como instrumento regulador nesta gestão atual. Vejo que a face transparente e o jeito explosivo de Wanzeller nortearam sua queda, conjuntamente com o distanciamento dos seus pares (Peritos que o colocaram no poder. Ele vislumbrou possibilidaddes de voos altos no mundo da plítica e desfocou os projetos iniciais. Lamento somente pela equivocada decisão do Governo (diga-se SEGUP) de colocar uma pessoa despreparada e que antes de tudo não gosta de ser Perito (por que será?) para gerir os demais. De representante da classe, em uma canetada infeliz virou algoz. E mais, é uma marionete do antigo diretor (Araújo- que nunca se conformou de perder o cargo) não dando um passo sem consultá-lo por nítida falta de experiência. A bagunça voltou Senhora Governadora e é com tristeza que abdicarei de minha carreira para proucurar minhas melhoras o mais breve possível por não concordar e não pactuar com as aberrações correntes. PC.

Anônimo disse...

Anonimo
ola Rodrigo penso que seja interessante vc levantar essas questões do Renato chaves,pois o orgão publico que foi criado para atender a sociedade é tido como ponte para engordamento de contas bancarias de funcionarios que se prevalecem de cargos de confiança para desviarem o dinheiro publico.
É sintomatico a mudança na vida de alguns,pois muito que no inicio andavam de onibus ,agora com o misero salario do estado compram carros zero como é caso ddos citados acimas da contadora e outros.um fato curioso é que a mesma contadora de vcs no passado deixou os ossos de sua maezinha irem para a vala do cemiterio e hoje vive do que um centro onde recebe os mortos a aprovou num concurso.
torço que sua obtenha resultados.
anonimo PSTU

Anônimo disse...

oi professora Édileia ferreira, me parece que realmente a senhora nao tinha conhecimento em relação a defesa que fez sobre a competencia o seu querido diretor Humberto Sena, descobri mais uma,pergunte ou solicite a ele sobre as fotos de comemoração do vestibular da unama pra direito;elas não existem depois de tentar várias vezes e não conseguir pediu a um colega seu de santarem que fizesse uma entrevista por ele na UBRA para conseguir a vaga, esse colega competente realmente conseguiu e ele so foi assinar pela vaga e tranferencia da UBRA para a unama, o caboquinho competente....tão competente que esta a tres anos fazendo prova para OAB e não passa.Professora tem mais quentinhas do seu protegido,gostaria que a senhora questiona se estamos aguardando os feitos dele na gestão do Renato Chaves. Caso a senhora não responda vou publicar dois feitos por semana da gestão wanzeller.acreditamos que essa equipe não vai ter competencia pra finalizar as obras e montar, aferir e padronizar os equipamentos que chegaram e estão chegando consegudo pela gestão anterior.ah gostaria de lhe dar mas uma informação a 15 dias não tem papel tonner e etc...nas unidades do CPCRC.Ah ia me esquecendo os peritos e funcionarios daquela instituição passaram alguns dias com sede,nem agua tinha por la.ohh gestãozinha competente!!!!me responda. ah lembrei,quem sabe pode ser caçado esse diploma de bacharel pelo ingresso fraudulento na UBRA e UNAMA.isso e sério.

Anônimo disse...

Esse humberto Senna eé um diretor muito do seu mentirosro e incompetente, deu sua palavra 'QUE DE NADA VALE", que no maximo em outubro nós os peritos e auxiliars aprovados no concurso c-120 iriamos ser chamados... tive que pedir as contas do meu emprego para fazer . um curso de formação que so saiu pelo interesse dos peritos ... pois se dependesse dele ele so estaria dando entrevistas... e fazendo campanha para Ana Jlia.... o cara não tem um pingo de carater... troca suas convicções politicas por cargos de chefia ,,, é por isso que o CPC ta uma p..... AHHH E ELE AINDA DISSE QUE FOI GASTO R$ 500.000,00 NA FORMAÇAO DE NOVOS PERITOS. SO SE EM BELEM ELE GASTOU 490.000,00 POIS AQUI O MAXIMO QUE LE GASTOU COM PASSAGES ESTADIA FOI 10000,00

Anônimo disse...

No último concurso do CPC empatei nos últimos lugares para assistente administrativo belém, perdendo no critério idade. Já nomearam várias pessoas e estou quase na vez. Sempre acompanho as nomeações no diário oficial, pois o concurso foi prorrogado por mais alguns anos. Ocorre que verifiquei no DOficial que o atual diretor simplesmente prorrogou o contrato de 9 (nove)temporários assistentes administrativos, ao invés de solicitar a substituição das pessoas que fizeram o concurso público, que ainda está na validade,e provaram que possuem competência para desenvolver tais atividades. Não falo só de mim (ou por mim) mas de 9 pessoas que foram prejudicadas com tal prorrogação. Desse jeito perde todo o sentido em se realizar concurso público. Afinal, é ou não é para substituir os temporários do órgão?

Anônimo disse...

Engraçado... Li esse come´ntário de outubro, se eu não me engano, dizendo que estávamos sem toner, sem papel, sem água... Esqueceram de falar que também já estivemos sem telefone... por falta de pagamento!
Curioso... já estamos em janeiro de 2010 e a situação se repete! Estamos sem toner, sem papel e pasmem... sem água!!! Totalmente sem condições de trabalho!!! Chegamos ao cúmulo de ter q fazer coleta pra matar a sede no órgão q trabalhamos!

Anônimo disse...

kual o site do centro de pericias cientificas renato chaves?

Anônimo disse...

Gostaria que o MPF fosse amanhá ao jantar que todos os contratados (temporários)do CPCRC terão que ir por livre e espontânea pressão ( r$ 100,00) de cada e assim ficaria sabendo das agruras que sse governo está fazendo. Todos foram chamados pela diretora do RH Rizzi que disse que todos deveriam ir, mesmo os que estarão de plantão foram intimados a pagar , mesmo sem ir. O jantar de "adesão" será no hotel gold mar , próximo ao curro velho.

Anônimo disse...

Gostaria que o MPF fosse amanhá ao jantar que todos os contratados (temporários)do CPCRC terão que ir por livre e espontânea pressão ( r$ 100,00) de cada e assim ficaria sabendo das agruras que sse governo está fazendo. Todos foram chamados pela diretora do RH Rizzi que disse que todos deveriam ir, mesmo os que estarão de plantão foram intimados a pagar , mesmo sem ir. O jantar de "adesão" será no hotel gold mar , próximo ao curro velho.

Anônimo disse...

Diante das informações publicadas na radio cipó, de que a confraternização do CPC dia 22 corrente, no sitio do waldiney foi comemorada por meia duzia de puxa-saoo. Isso mostra a desastrosa gestão desse rapaz Dotó Humberto , também conhecido nos meios como "ZM", diga-se ze mane, composta de sua quadrilha. A marca dessa gestão foi a arogancia, prepotencia e incompetencia. A situação do orgão é desastrosa. Espero que os peritos não se engane mais com essa turma. Eles querem a Aspop de volta! Obs: O MP tá investigando todas as falcatruas dessa gestão. Fique ligado

Anônimo disse...

É VERDADE, OS PERITOS SÃO BURROS ATÉ A ALMA, NESSA ATUAL GESTÃO, ESTÃO SENDO DESCUMPRIDAS ATÉ A SUA PROPRIA LEI, ESTÃO CONTRATANDO LEIGOS PARA, REMORVER OS CADÁVERES, POIS NA LEI É OBRIGATÓRIO TÉCNICO DE ENFERMAGEM, SEM DEIXAR DE INFORMAR Q O PRESIDENTE DA ASPOP ESTÁ EXERCENDO CARGO COMISSIONADO E AO MESMO TEMPO REPRESENTANDO UMA ENTIDADE DE CLASSE ISSO É PRA RIR, Q A PERICIA DO PARÁ É COMPOSPOS POR BURROS Q FAZEM DA PERICIA DE BICO.

Anônimo disse...

É VERDADE Q OS BURROS PERITOS FIQUEM LIGADOS, Q OS DELEGADOS ESTÃO COMENDO PELA BEIRA, O LOCAL DE CRIME ESTÁ INDO PRA POLICIA CIVIL, E JUNTO OS CARGO, COMO OS PERITOS FAZEM DE BICO O ÓRGÃO, OS DELEGADOS, ESTÃO DE OLHO NOS CARGOS KKKKKKKKKKKKK. E EU VOU ADORAR. MAS ESSSA GESTÃO ESTÁ SÓ NO INICIO E CHEIA DE INRREGULARIDADES, POR QUE ANÔNIMO VC NÃO DENUNCIA PRO MP.OU SERÁ Q FAZES PARTE AGORA DESSAS INRREGULARIDADES.

Anônimo disse...

ANÕNIMO, DA GESTÃO DO LADRÃO WANZELER, NÉ, POIS JÁ FUI NO SITE DO TJE, E NÃO ENCONTREI NEM UM PROCESSO DA RECENTE GESTÃO. MAS A DO LADRÃO EU ENCONTREI UMA SEARA, NO SITE TJE, E SE VC NÃO SABE, ELE ESTÁ SE PEGANDO COM TODOS OS SANTOS, PARA NÃO SER DEMITIDO, PORQUE O PROCESSO DE DEMISSÃO ESTÁ NA MESA DO ATUAL GOVERNADOR QUE ELE CHAMA DE LADRÃO, VC QUER SABER MAIS? OU FAZ PARTE DA ATUAL GESTÃO Q TAMBÉM ESTÁ CAMINHANDO PRA ESTE MESMO FIM, POIS O DIRETOR DA ADMINISTRAÇÃO FALSIFICOU DOCUMENTOS, NA GESTÃO DE 2004 A 2006, E A AGE MANDOU TOMAR PROVIDÊNCIAS E O ATUAL DIRETOR MANDOU ARQUIVAR O PROCESSO, MAS NÓS ESTAMOS DE OLHO, PQ O CPC ESTÁ UM DESCOMANDO, KKKKKKKKKKKKK.

Anônimo disse...

Mudando de assunto, vocês já viram um cidadão que toca teclado no auditório quando acontece alguma comemoração? Não passa de um farçante, meus amigos, o cara não sabe tocar nem "do ré mi fá fá", alguém programa aquelas músicas, põe num disquete, ele insere no teclado, e o mesmo toca sozinho enquanto ele fica fazendo o "H". Porra Adilson! Cria vergonha na cara e vai aprender a tocar de verdade, cara! Para de ficar enganando os outros!!!!

Anônimo disse...

Mudando de assunto, vocês já viram um cidadão que toca teclado no auditório quando acontece alguma comemoração? Não passa de um farçante, meus amigos, o cara não sabe tocar nem "do ré mi fá fá", alguém programa aquelas músicas, põe num disquete, ele insere no teclado, e o mesmo toca sozinho enquanto ele fica fazendo o "H". Porra Adilson! Cria vergonha na cara e vai aprender a tocar de verdade, cara! Para de ficar enganando os outros!!!!