segunda-feira, 21 de setembro de 2009

UJS 25 ANOS

Em 22 de setembro de 1984 nascia a União da Juventude Socialista – UJS. Produto da acumulação de forças da sociedade brasileira na resistência contra a ditadura militar, essa agremiação abriga o que há de mais avançado em matéria de organização política juvenil em todo o Brasil. Traz em seu âmago a avançada bandeira do Socialismo e mobiliza os jovens na defesa das reivindicações mais legítimas para a juventude e para toda a sociedade.

Surge numa quadra histórica privilegiada, sob o tremular das bandeiras das “Diretas Já”, no calor da luta política pela liberdade, democracia, soberania nacional e pelos direitos do povo.

No processo constituinte ocupa as ruas, praças e escolas em nosso país na luta pela ampliação do direito à participação política da juventude, na memorável campanha pelo voto aos dezesseis anos. Luta vitoriosa, direito conquistado. Sintonizada com as forças mais avançadas da sociedade brasileira, a UJS participa de todas as lutas do nosso povo nesse período.

Lança a campanha “Jovens curupiras em defesa da Amazônia”, defendendo um desenvolvimento ecologicamente equilibrado na Eco Rio 92. Por falar nesse ano simbólico, ocupa cada pedaço de chão desse país com os “Cara pintadas”, na campanha do “Fora Collor”, pelo impeachment do presidente corrupto Dom Fernando I.

Ocupa a vanguarda da campanha pela ampliação do Estatuto da Criança e do Adolescente, contra a alternativa reacionária da redução da maioridade penal, à luta pela educação pública, gratuita e de qualidade. Na resistência contra o projeto neoliberal que tanto mal causou ao Brasil e ao povo, ergueu bem alto a bandeira do “Fora FHC”, denunciando os crimes do Dom Fernando II.

Teve participação, na linha de frente, mobilizando a juventude e o povo brasileiro ao lado das forças mais avançadas de nossa sociedade em todas as campanhas “Lula Presidente”, de 1989 a 2006. Na 1ª Conferência Nacional de Juventude lançou a campanha por emprego, principal bandeira do programa de Lula voltado para a juventude.

Do ponto de vista organizativo dá uma verdadeira lição de capacidade política, ao realizar seus quatorze congressos, nos anos e respectivos locais relacionados a seguir.

Vejamos: 1º) 1985 – Curitiba/PR / 2º) 1986 – Vitória/ES / 3º) 1987 – Aracaju/SE / 4º) 1988 – Petrópolis/RJ / 5º) 1990 – Curitiba/PR / 6º) 1992 – Vitória/ES / 7º) 1994 – Salvador/BA / 8º) 1996 – São Paulo/SP / 9º) 1998 – São Paulo/SP / 10º) 2000 – Ouro Preto/MG / 11º) 2002 – Aracaju/SE / 12º) 2004 – Brasília/DF / 13º) 2006 – Brasília/DF / 14º) 2008 – São Paulo/SP.

Dentro da correlação de forças do Movimento Estudantil, na luta democrática pela legítima representação, tem a responsabilidade de conduzir, há vários anos, a direção das duas maiores referências da juventude estudantil: a União Nacional dos Estudantes – UNE – que representa a juventude universitária, e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a UBES.

A Juventude do Araguaia, como é conhecida a UJS, completa um quarto de século com uma rica trajetória. Acima de tudo é uma entidade vitoriosa, um verdadeiro exemplo para toda a sociedade e grande referência para essa parcela tão decisiva na luta do povo que é a juventude.

Vida longa à UJS. Viva a Juventude! Viva o Socialismo!

por George Câmara, petroleiro, advogado e vereador em Natal pelo PCdoB - georgemetropole@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações Piauienses!!

Rodrigo parabéns pelo blog!
eu sou Marco Che diretor da UJS no Piauí, e da UBES.

da uma olhada no meu blog:

marcoche.blogsport.com

Valeu!!