segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Até que enfim, fora Dudu de Belém

Com imensa surpresa e felicidade nossa cidade recebeu a notícia nesta tarde, da cassação do mandato do atual prefeito Duciomar Costa por abuso do poder econômico na sua reeleição em 2008.A cassação foi decretada pelo Juiz sérgio Augusto Andrade da 92ª zona eleitoral da capital.

De Belém, Leila Márcia*


Não resta dúvida de que a possibilidade da posse de José Priante como prefeito, pode abrir um novo ciclo para a cidade, queiramos com mais democracia, transparência e qualidade de vida para o nosso povo.

Para mim, que participei diretamente da campanha em 2008 na condição de candidata a vice-prefeita de Mário Cardoso e pude ver de perto a derrama de dinheiro do atual prefeito, a a compra deslavada de cabos eleitorais e de votos, fico feliz que se faça um pouco de justiça.

Todo belemense que se preze e conhece a cidade, ficou indignado no dia 24/11 a verificar nos jornais a tal premiação de Duciomar como melhor prefeito do Norte e 3º melhor do Brasil por uma tal de Organização Mundial de Estados, Municípios e Províncias.A coisa é mais trágica na medida em que o prêmio leva em conta indicadores sociais, inclusive o da saúde.

A nossa cidade tem sido cenário de escândalos, em especial na área da saúde, no atendimento da urgência e emergência fruto, além dos problemas de gestão, do desvio do dinheiro público, fato pelo qual o próprio Duciomar responde processos movidos pelo Ministério Público Federal.Não é a toa que Dudu nomeou um Conselho Municipal biônico para impedir qualquer controle social sobre a aplicação dos recursos da saúde.

A cassação de Dudu, mesmo que ele possa recorrer, abre uma brecha para que se abra a caixa preta que se transformou a Prefeitura de Belém, situação muito diferente da época do Governo Popular, onde existia orçamento participativo e discussão democrática das obras e serviços.

Das contas de Duciomar, o que pode se esperar são cobras e lagartos.Contratos milionários sem licitação, relação promíscua com a Belém Ambiental(empresa de seus assessores), empreguismo total.Assumindo, Priante vai ter muito trabalho e talvez Dudu tenha que se mudar definitivamente para Argentina...

* Ex-presidente da Ubes, membro do Comitê Central do PCdoB

Um comentário:

Natasha disse...

e nesta data, Belém volta a respirar.