segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Em ato prestigiado a UJS lança seu Congresso.

Tarso Genro (Ministro da Justiça), Manuela D'Ávila (deputada federal pelo PCdoB/RS), Beto Albuquerque (presidente do PSB/RS), além de representantes das juventudes do PSB, do PDT e do PTB estiveram presentes no debate promovido pela UJS durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre nesta quinta-feira (28/1). O ato lançou o congresso da União da Juventude Socialista (UJS), que será em junho, em Salvador (BA).
Na mesa do debate estavam presentes também o presidente da UJS, Marcelo Gavião, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e o presidente da Associação Nacinal dos Pós-Graduandos (ANPG), Hugo Valadares. A tenda, lotada por jovens de diversos estados brasileiros, foi pequena para a euforia da jvuentude diante da fala instigante do presidente da UJS, Marcelo Gavião, que convocou a juventude a abraçar o projeto de mudanças do país.

O presidente da UJS, Marcelo Gavião, lançou o Congresso da entidade durante sua intervenção
Marcelo Gavião saudou os 25 anos da UJS e elencou os desafios da organização diante do momento político que vive o país, concluindo que a UJS jogou grande papel no processo de mudanças que vive o país desde a eleição de Lula e que tem ainda muito papel para jogar, tendo o desafio de ganhar cada vez parcelas maiores da juventude para as transformações necessárias a um projeto de desenvolvimento justo e soberano.

O ministro Tarso Genro falou acerca dos avanços conquistados durante o governo Lula, sempre valorizando o papel dos movimentos sociais nesta conquistas. Reconheceu que a UJS foi a primeira juventude a entender que o ProUni era uma política avançada, quando muitos o criticavam por tal medida, quando ainda era Ministro da Educação. E encerrou sua fala afirmando que "a UJS tem condições de ser a vanguarda das mudanças, porque é a juventude mais politizada, mais organizada,e foi mais competente em momentos difíceis durante este governo". Ao final de sua fala, fez referência a ex-militantes da UJS presentes ao ato e à militante do PCdoB Jussara Cony, com quem ele afirmou ter travado muitas lutas conjuntas.

Nenhum comentário: