sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O PSOL e a geração Restart.

Eu já fui Presidente do DCE da UEPA, tesoureiro do DCE da UFPA , fui diretor dos meus centros acadêmicos e diretor da executiva Nacional da UNE.Falo isso pra demonstrar meu total apoio ao movimento estudantil e a qualquer luta que desempenhe o papel de defender a bandeira da educação pública ,Gratuita de Qualidade.
Já fiz muita passeata, fechei muita rua , falei em muito carro som...Mas sempre com a luta justa, em defesa da universalização da educação , em defesa da reforma universitária, contra o aumento da Passagem de onibus...Enfim foram grandes mobilizações que garantiram ao povo e a juventude sonhar com melhores dias.
Nossas manifestações renderam bons frutos..:Barramos a Alca,barramos a privatização da Universidade Pública, Ampliamos as vagas no ensino superior Público,Aprovamos o Fundeb,Aprovamos o Prouni,o Reuni,a 1/2 passagem intermunicipal entre outras grandes conquistas.
Mas umas das maiores conquistas da nossa geração foi o inicio da universalização do acesso a Universidade Pública , a conquista de que o filho da classe trabalhadora possa entrar na universidade....Tudo isso hoje é expressado pelo ENEM.
o Exame Nacional do Ensino Médio é uma importante ferramenta no sentido de contribuir para a entrada dos jovens mais necessitados na Universidade.
Ao ver alguns poucos jovens fecharem a rua de Belém pra lutar contra o Enem , me pergunto :Que geração é essa que luta contra a universalização da Educação, que luta contra a entrada dos mais carentes a Universidade Pública? Só pode ser a Geração RESTART....Que se apecanha no seu mais cruel individualismo e que não enxerga um palmo diante do Nariz.
Mas o pior é que o oportunismo desenfreado de alguns "partidos" políticos que na ancia de ter seus 15 minutos de fama ,fazem coro com a mais reacionária pauta das elites de hoje: O FIM DO ENEM.
O que esperar de um partido desse!? NADA...

P.S: Não,Não ,Não não estou falando do DEM ....Estou do falando o PSOL

4 comentários:

Pedro Ivo Carvalho de Castro disse...

Rodrigo, por favor...

rsrs...

voce sabe muito bem que o ENEM nao foi implementado pra isso, nao foi modificado pra isso, e como educador deveria saber que nao está pronto pra isso...


só pedimos que se pense mais antes de enfiar guela abaixo da juventude brasileira, porque voce já é especialista, mas quem ta de ferrando a cada ano que passa com o enem fraudulento, inconfiavel, fraco, desacreditado são milhares de jovens que tem sonhos, que tem vida e que merecem respeito - coisa que o enem da forma que está nao proporciona.

A voce, um abraco fraterno e ao bom debate afim de melhorar a qualidade do ensino neste pais a fim de que seja realmente universalizante, gratuito, de qualidade e integrador - para que transforme realidades sociais verdadeiramente necessitadas de transformaçoes.

Pedro Ivo Castro.
CONTRAPONTO.

Rodrigo Moraes disse...

Grande Pedro.não concordo com 1 linha do que você escreveu ..Mas sempre terá espaço neste blog para poder fazer o bom debate ..
Forte Abraço

Marlon George disse...

Caro Rodrigo
Como acreditar no Enem tendo os dois ultimos eivados de irregularidades. Meu filho fez a prova recentemente e foi prejudicado.No que tange dizer que o Enem abre as portas para o "filho do trabalhador" entrar na universidade, discordo por ser o Enem uma prova comum a qualquer processo seletivo de ingresso nas universidades públicas. Tem que passar para conseguir uma vaga. Repito: refiro-me as universidads públicas. No mais, um abraço.

Rodrigo Moraes disse...

Caro Marlon..Primeiro muito obrigado pelo comentário.
Primeiramente quero concordar que é preciso evitar que ocorra qualquer problema com as provas do Enem , Não podemos aceitar que sobre o Enem paire qualquer indicio dfe irregularidade.
Mas é (na minha opnião) equivocado descartar o Enem como forma de Acesso a Universidade Pública.O ENEM é diferente sim de um vestibular comum...O enem estuda os conteudos aprendidos durante o ensino,as habilidades dos Alunos..Isso significa que o estudante de escola Pública tem sim melhores condições de entrar na Universidade do que com o vestibular normal.
Por isso considero um erro a luta pelo fim do Enem .O correto é lutar pela melhoria do ENEM.