terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais de 15 mil paraenses saíram às ruas contra corrupção




Partidos de esquerda, entidades de classe e do movimento social em geral saíram às ruas de Belém nesse sábado (28) para denunciar o escândalo que o Legislativo paraense vem passando. O ato foi coordenado pela OAB Pará e pelas principais centrais sindicais organizadas no estado.
Caminhada contra corrupção

Mais de 15 mil na manifestação contra corrupção no Pará
Com a marcha contra a corrupção, pela vida e pela paz, os manifestantes exigiram a criação de CPI na Assembleia Legislativa do estado do Pará, objetivando apurar os escândalos de corrupção e desvios de dinheiro publico que têm marcado o Legislativo paraense nos últimos dez anos.

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, ressaltou a importância desse movimento. “A Ordem foi uma das entidades que teve ativa participação pelo impeachment de Collor de Melo, também mostramos que temos força quando pedimos a prisão do ex-governador Arruda, no Distrito Federal, contudo pedimos que a sociedade acredite que aqueles que roubaram a Alepa serão julgados, condenados, terão os bens sequestrados e serão presos” afirma o presidente da OAB.

Denuncias a serem apuradas

Entre as fraudes e desvios de dinheiro público, constam R$ 80 milhões em pagamentos a empresas pertencentes a uma mesma família em licitações fraudulentas; R$ 23 milhões utilizados em alimentação e o Banco do Estado do Pará (Banpará) que não enviou os dados das transferências bancárias das contas públicas.

Opinião do PCdoB

"Para nós, do Partido Comunista do Brasil, esse movimento cívico é importante no sentido de mobilizar a sociedade paraense para cobrar do Legislativo uma postura de ética e moralidade na condução do bem público. Exigimos do governo do Pará que se manifeste e cobre, principalmente de sua base política na Alepa, a assinatura e compromisso com a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar tais desvios."

"Defendemos a criação da CPI, o combate a corrupção pela ética na política, pelo progresso e o desenvolvimento do Pará", afirmou Érico Albuquerque, presidente estadual do PCdoB-Pará. "Acreditamos no engajamento da população paraense nesse movimento", completou Albuquerque.

Abaixo-assinado

As entidades de classe e do movimento social como a OAB, CTB, CUT, UBES, UNE vão recolher assinaturas da sociedade paraense e entregar ao Ministério Público no dia 10 de junho, em frente à Assembleia Legislativa. O abaixo-assinado solicita do MP ações jurídicas contra os corruptos envolvidos, pedindo também a prisão preventiva dos mesmos, bem como a indisponibilidade e apreensão de seus bens.

De Belém,
Moisés Alves

Nenhum comentário: