Há meses, estudantes de todo o país estão mobilizados para construir o maior fórum de deliberações do movimento estudantil: o 51º Congresso da UNE. As vésperas do Cunune, os números confirma que a missão foi cumprida: mais de 5 mil jovens foram eleitos delegados, representando 90% das Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Foram 2 300 eleições diretas nas instituições, sendo que, em Pernambuco, Alagoas, Goiás, Santa Catarina e Amapá todas as universidades e faculdades participaram do processo eleitoral.
O Conune acontecerá, pela 51ª vez, entre os dias 15 e 19 de julho, na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões participarão do maior encontro organizado da juventude brasileira. O Congresso vai eleger a nova diretoria da entidade, definindo seus rumos para os próximos dois anos.
Durante os cinco dias de Congresso, os participantes terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do movimento estudantil, avaliar o papel do governo e dos movimentos sociais perante o cenário da educação, pensar a crise financeira mundial e as prioridades do Brasil.
Personalidades confirmadas
Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), participarão observadores credenciados, além personalidades políticas e convidados. Algumas presenças importantes nas mesas de debates já estão confirmadas. Entre elas, estão o presidente Lula; a ministra chefe da casa civil Dilma Roussef; o ministro dos Esportes Orlando Silva; a senadora Heloisa Helena; o jornalista Mino Carta e o ebaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñes Mosquera.
A programação do Conune inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.
Fonte: UNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário