quinta-feira, 23 de julho de 2009

Demos contra a democratização do acesso a Educação

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu do Democratas (DEM) pedido de suspensão liminar da adoção pela Universidade de Brasília (UnB) de cotas para admissão de vestibulandos negros e pardos. A medida começou a ser praticada em 2000 no estado do Rio de Janeiro por diversas universidades federais e depois se estendeu à Universidade Federal da Bahia, sendo adotada em seguida pela UnB.


Está previsto para os dias 23 e 24 de julho o registro dos estudantes aprovados no segundo vestibular de 2009 da Universidade de Brasília, tendo sido fixadas 20% das vagas para eles. O DEM alegou na medida impetrada no STF que vão ocorrer "danos irreparáveis se a matrícula se basear em cotas raciais, a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos". Para o partido, fica caracterizada "ofensa aos estudantes preteridos" e por isso pede resposta urgente do Supremo.

Para o ex-assessor de Diversidade e Apoio aos Cotistas e coordenador do Centro de Convivência Negra da UnB, professor Jaques Jesus, o obedecimento de cotas na UnB se insere num "marco na batalha pela inclusão social, como defendia um dos fundadores da UnB, o professor Darcy Ribeiro".

Para Jaques Jesus, que até agosto do ano passado era gestor do sistema de cotas na UnB, o sistema "é justificável diante da constatação de que a universidade brasileira é um espaço de formação de profissionais de maioria esmagadoramente branca, valorizando assim apenas um segmento étnico na construção do pensamento dos problemas nacionais, de maneira tal que limita a oferta de soluções para os problemas do país".

Um comentário:

Yru disse...

Entendo perfeitamente a ideologia que move alguns que são contra o sistema de cotas raciais.
Ressalto que o problema não está no sistema de cotas, mas na forma como foi concebida. Por que um sistema de cotas racias? Pra quê? Por que não um sistema de cotas para pessoas de baixa renda que não tem a possibilidade de terem um ensino fundamental e médio decente? Melhor ainda, por que o Governo não se desenvolve de forma a preparar melhor esses candidatos de forma que eles não precisem desse tipo de HUMILHAÇÃO? Porque é o que acho, isso é uma humilhação e demonstra apenas que o povo brasileiro é dirigido por ineficientes predadores capitalistas...