sábado, 11 de agosto de 2007

Belém, Capital Mundial dos Movimentos Sociais

De uma ponta à outra o Fórum Social Mundial movimenta o Brasil. Foram quatro edições em Porto Alegre e agora, depois de duas edições (em Nairobi e na vizinha, Venezuela), o FSM volta a ser realizado aqui no Brasil, e melhor, será sediado em nossa Belém do Grão-Pará, com um debate voltado para as questões da Amazônia em suas diversas facetas.

A primeira reunião pra discutir o processo do Fófum rolou nos dias 9 e 10 de agosto, já em Belém, e teve a participação de várias entidades dos movimentos sociais do país inteiro e da Pan-Amazônia, como Cuba, Equador e Guiana Francesa e parece ter agradado a turma da organização.

As principais discussões nesse primeiro momento eram em torno da definição dos parâmetro iniciais do FSM e o dia de Mobilização e Ação Global, que acontecerá dia 26 de janeiro de 2008, também confrontando com o Fórum Econômico Mundial. A próxima reunião está prevista para o fim de outubro.

Agora é se estruturar e já começar a construir o principal espaço de discussão dos movimentos sociais, tem muito trabalho até 2009...

Nenhum comentário: