terça-feira, 7 de agosto de 2007

BLOCO DE ESQUERDA, UMA NECESSIDADE POLÍTICA

O segundo mandato do presidente Lula foi conquistato acima de tudo pelo enfrentamento de projetos. De um lado o antigo projeto neoliberal dos tucanos, de outro o projeto desenvolvimentista dirigido pelo PT. Vale lembrar que durande a crise de 2005 os movimentos sociais, liderados pela UNE, e partidos de esquerda como PCdoB e PSB, foram fundamentais para garantir ao presidente Lula o término de seu mandato e a manutenção da linha política do governo.
A esmagadora vitória do presidente Lula nos dava a certeza de que as mudanças seriam aprofundadas e que o PT, que foi dão surrado em 2005 e 2006, atendesse a necessidade de uma ampla coalizão nucleada pelo PT,PSB e PCdoB.
Infelizmente o PT não aprendeu com os erros , prefiriu fazer aliança e TER COMO ALIADOS PRIORITÁRIOS os neolulistas do PMDB, além disso organizou um amplo movimento para impedir a reeleição de ALDO REBELO (PCdoB-SP) para a presidência da câmara, optando por jogar o poder da máquina pública e fazer alianças com o PSDB para eleger um Petista na presidênica da Câmara Federal, demonstranto que o hegemonismo petista está loge do fim.
Essas movimentações equivocadas do PT, que preferiram ter o PMDB como aliado prioritário e hegemonizar o processo de sucessão na câmara, fizeram surgir a NECESSIDADE HISTÓRICA de reagrupar as esqueadar em torno de um projeto de Brasil e de enfrentamento à direita brasileira.
Nesse contexto surge o BLOCO DE ESQUERDA, formado por PSB, PCdoB, PDT, PMN, PHS e PRB. Esse bloco (que já lançou manifesto e deve marchar junto nas eleições das principais cidades brasileiras em 2008) não é um bloco de oposição ao presidente Lula, tão pouco é um bloco de oposição ao PT, ao contrário, é um bloco da base de sustentação do governo. Mas é um bloco construído para ser ALTERNATIVA POLÍTICA para o povo brasileiro. É um bloco que procura caminhar junto nas próximas eleições e nos movimentos socias.

Um comentário:

salatielcarvalho disse...

ja estava mais que na hora dos partidos de esquerda que são aliados ao governo lula tomassem um posicionamento com relação as praticas impositivas do PT. Infelizmente os partidos de sustentação ficam no pretérito na visão de muitos petistas que preferem fortalecer barbalhos e cia. O episódio da eleição da camara quando vimos o total desrespeito com o principal partido e mais fiel aliado do governo foi o estopim para a formação do bloco de esquerda. fazer politica também e saber ceder e saber compor, comportamento este inexistente em muitas facções petista que tem sede por poder. O bloco de esquerda nasce pra fortalecer o projeto de um governo democrático mas tb fazer as criticas que forem necessárias.