quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vitorioso Congresso da UJS de Belém





















Foi com este entusiasmo que, no último sábado (05), a União da Juventude Socialista de Belém (UJS) realizou evento que marcou os jovens socialistas da capital paraense. Ao todo, foram mobilizados mais 600 filiados, nas plenárias de base e participaram aproximadamente 100 jovens, que estiveram presentes na sede do Sindicato dos Bancários, onde tiveram a oportunidade de debater política, educação e o papel da juventude na construção de país mais justo, além de muita descontração, com a realização do 1º Torneio de Futsal da UJS de Belém.

Esse foi o 4º Congresso da UJS em Belém, que contou com a presença do Professor Nairo Bentes representado a CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), do Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP) Cleber Rezende, Alexandre Virgula da Direção Nacional da UJS e Diretor do Centro de Estudo e Memória da Juventude Amazônica - CEMJA, o Presidente da União Acadêmica Paraense (UAP), Pedro Fonteles e o estudante Cleiton Costa, Diretor de Políticas Educacionais da UBES e Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Belém (UMES).

Quem aproveitou o Congresso e contou um pouco das suas experiências profissionais e de militância, foi o Professor Nairo Bentes que levantou um dos pontos focados da atual conjuntura da educação no Estado Pará. No final do debate o Nairo apresentou um vídeo aos participantes, intitulado “Escola Chata”, mostrando o por que dos jovens preferem o shopping à escola, pelo fato de viverem em um país onde o capitalismo é quem impera. E isso é incentivado pelas próprias leis e os governos que preferem ver as pessoas comprando e pagando suas contas em dias, do que ver os jovens freqüentando a escola e tendo senso crítico.

Já o Vice-Presidente da UJS no Pará, Henos Silva, falou da sua militância em prol dos jovens paraenses, destacando sua importância para o futuro do Pará e do Brasil. “Congressos como esse são importante para que haja uma aproximação com os jovens e a comunidade, no sentido de vislumbrar uma juventude politizada, a fim de construir sua cidadania consciente do seu papel em Belém, no Pará e no País”.





















Para encerrar o evento, na plenária final, o Presidente da Estadual UJS/PA, Rodrigo Moraes conduziu a aprovação da nova direção da UJS em Belém, que terá jovem Ozinaldo Freitas (Naldo), que ficará na Presidência pelos próximos 2 anos. “O Naldo conhece a realidade e as dificuldades da juventude da capital, foi presidente do grêmio “Paulo Fonteles”, diretor da UBES e recentemente ingressou na faculdade”, ressaltou Rodrigo.
Naldo, aproveitou o primeiro momento como líder da UJS e convocou os delegados eleitos no congresso municipal para participar, nos dias 12 e 13 de junho, do 12º Congresso Estadual da UJS – Pará.

E assim, com um clima de muita animação e otimismo, o congresso de Belém é um exemplo de que é necessário construir cotidianamente uma UJS cada vez mais forte e enraizada, para dar respostas aos desafios colocados para a juventude.

Veja a direção Municipal Eleita:
1. Naldo( Presidente )
2. Ozielson Freitas
3. Bruno Cristian
4. Priscila Saboia
5. Fran
6. Ratioflai
7. Thomas
8. Darlan
9. Thiago (ANPG)
10. Jonata
11. Arnaldo
12. Jorgenaldo
13. Guilmenson
14. Anderson de Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto isso ... o movimento estudantil petista quando soube que o ex-reitor da UFPA Alex tinha recebido uma verba extra polpuda e que iria fazer alojamento estudantil no campus do guamá, invadiram o seu gabinete e exigiram que fosse auditório de luxo, como de fato aconteceu, posto que, alojamento serviria mais para acoitar vagabundo. Ainda essa semana na UFPA encontrei um bando de petista fazendo campanha para que uma professora doutora pela França fosse eleita para um cargo, porquanto, se eleita, não ministraria mais aula. Ao indagá-los esses disseram que o bom é ter professor o mais imprestável possível e seria um luxo gastar gente tão bem qualificada com um bando de imprestáveis. Além disso, o docente que não fizer isso vai morrer de fome.