sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Arte e revolução, uma boa combinação.

Anne Hathaway causou comoção ao participar de uma das manifestações do Occupy Wall Street no fim de novembro. A atriz empunhou cartazes, gritou palavras de ordem e deu sua contribuição ao movimento que agitou 2011 e escancarou para o mundo a insatisfação de parcelas da sociedade norte-americana com os bastidores da crise financeira no país. Como personalidades famosas não surgem nas fileiras de manifestantes todos os dias, o site Occuprint foi idealizado para estimular a criação de ilustrações e aumentar a visibilidade do protesto. + Após polêmica, alguns motivos para que a exposição de Nan Goldin aconteça no Brasil
Ainda não sabe bem o que é o Occupy Wall Street? Tudo começou em 17 de setembro, quando um grupo de pessoas se reuniu em uma praça de Wall Street, conhecido como o coração financeiro dos Estados Unidos, para protestar contra a influência empresarial no governo norte-americano, as desigualdades sociais e o enriquecimento de poucos em detrimento de muitos. Logo, a iniciativa se espalhou para diversas partes do país, da Europa e chegou até o Brasil, com o Ocupa Sampa. O Occuprint entra no jogo com peças de linguagem jovem que remetem aos objetivos dos manifestantes. É possível observar a criatividade como ferramenta contestadora e o uso de frases de efeito e de símbolos conhecidos da cultura, como a máscara do protagonista de "V de Vingança" e o touro (marca do poder econômico norte-americano), nas curtas mensagens. Além disso, todas as ilustrações são licenciadas por Creative Commons, tipo de regulamentação que permite o uso das obras em camisetas, cartazes e qualquer outro material necessário para a campanha. É um movimento com a cara da atualidade: passeatas em locais públicos, o apelo das artes visuais e globalização gerada pela internet usados para um único fim.

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