quarta-feira, 16 de abril de 2008

Assembléia de Estudantes aprova proposta do DCE/UEPA

Em assembléia realizada ontem na UEPA , estudantes aprovaram por unanimidade a proposta do DCE por NOVAS ELEIÇÕES,AUDITORIA NA UEPA e CONSUN PARITÁRIO.
Isso demonstra que o DCE , UNE e UAP estão conectados com os Estudantes da UEPA.

13 comentários:

Renato disse...

Rodrigo, vc poderia nos informaz quantos estudantes participaram desta assembléia?
E mais, se os presentes nesta ssembleia estavam a favor ou contra a reitora Pró-tempore?

Anônimo disse...

Amigo, você tá treinado pra falar com o Chavez? Conegtado é em espanhol, em português é conectado.

Bru-$creen disse...

Grêmio barra ação da UPES em escola pública !
No dia 15 de Abril segunda-feira a união paraense dos estudantes fora a escola Avertano Rocha em Icoraci realizar tiragens de carteira de Meia-Entrada estudantil no mesmo momento diretores da UMES que estudam na escola e que são oposição ao grêmio entraram em discurção com a entidade (UPES)por se tratar de fazer tiragem

Thayna Caldas
Dr. de imprensa/UMES
veja mais em :

www.umesdebelem.blogspot.com

Rodrigo Moraes disse...

Foram mais de 50 estudantes.de vários cursos, que participaram da Assembléia que foi convocada pelo Conselho de Entidades Gerais.
O debate não girou em torno de devender ou não a reitora temporária. Ma sim de que é necessario NOVAS ELEIÇÕES, AUDITORIA e CONSUN PARITÁRIO.
Mais uma vez obrigado Renato pelas pela postagem
11:36 Obrigado pela dica , já corrigimos.

GRANDE UMES, SEMPRE NA LUTA!!!!

Nairo Bentes; disse...

O que seria um CONSUN paritário?
que os estudantes tenham o mesmo percentual de representantes que professores e técnicos?
É um Luta válida, porém deve ter força de Lei Federal.
De acordo com o Regimento do Conselho Universitário da UEPA (http://www.uepa.br/consun/regimento.html):
********************************
"Art. 4º - O Conselho Pleno é composto de 40 membros, assim distribuídos:
I. O Reitor, como Presidente;
II. O Vice-Reitor, como Vice-Presidente;
III. Os Pró-Reitores;
IV. Os Diretores de Centros Universitários;
V. Por representantes docentes de acordo com a legislação vigente, distribuídos eqüitativamente por Centro;
VI. Quatro representantes do pessoal técnico-administrativo, sendo um de cada Centro Universitário e um da Reitoria;
VII. Quatro representantes discentes;
VIII. Quatro representantes da comunidade externa, sendo um do setor educacional, um do setor empresarial, um da classe política e um da classe trabalhadora."
**********************************
São 4 representantes discentes, 1 do CCSE, 1 do CCNT, 1 do CCBS e 1 indicado pelo DCE. Como são 4 discentes, logo são 4 técnico-administrativos e 4 membros da comunidade e externa, somam 12.
De acordo com Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96(http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L9394.htm):
"Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.
****Parágrafo único. Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes."


Ou seja 70% tem que ser professores; aí tem Reitor, pró-reitores, diretores de centro no meio....

Se já tinham 12 definidos (técnicos, discentes e externos), então essa quantidade corresponde a 30%, e os outros 70% tem que ser de professores.
Fazendo uma regra de três:
12---30%
x---70%
que vai dar:
x=28 (Professores no geral, incluindo, Diretores, Reitor, etc.
Então,
12+28=40
0 Consun tem que ter 40 membros, se aumentar o número de alunos, por força da LDB deve aumentar o número de professores.

Então camarada, a Luta é mais encima, a Diretoria Naiconal da UNE deve lutar pra mudar a LDB. Enquanto isso, devemos botar representantes fortes lá dentro que nos representem com Competência, justiça e habilidade de sensibilização e articulação.

Saudações camarada,
boa Sorte
Nairo Bentes

Anônimo disse...

rodrigo,vc porderia nos dar um esclarecimento sobre a situaçao da uepa???nao se encontram noticias confiaveis para tomar uma posiçao!

eu sou aluna do curso de biologia na uepa e estive na assembleia realizada no dia 16.Foi decidido por maioria dos votos apoiar a luta em prol de novas eleiçoes para a reitoria da uepa, mas o dce nao foi o orgao organizador .A todo o momento foram feitos ataques ao dce, à governadora e à reitora pro tempore.Acusados de autoritarismo e comodismo.Como aluna posso afirmar que o dce nunca deu esclarecimento sobre o ocorrido e algumas semanas antes o presidente do sindicato do professores da uepa distribuiu nas salas um panfleto completamente radical contra a governadora somado a um discurso febril.Com isso os alunos calouros nao tem como tomar uma posiçao.
Na quinta feira ficou decidido que haverá uma audiçao com a governadora ou o representante do governo estadual para decidir sobre a nova eleiçao e se nada for decidido haverá ocupaçao da reitoria.

qual é a posiçao da une quanto a isso??? pq nao participaram da assembleia?
muitos centros estudantis estao contra a une a ponto de romper com o orgao!e dizem que essa ideologia já era!até estão organizando a criação de uma nova entidade que represente os alunos...


precisamos de respostas!

obrigada!

Rodrigo Moraes disse...

Muito Obrigado pela postagem
Primeiro gostaria de dizer que a assembléia de estudantes ocorreu no dia 15 , ou seja na quarta feira e foi convocada pelo DCE e pelo Conselho de entidades de Base, nesta Assembléia foi aprovada 3 questões:
1-Novas eleições
2-Consun Paritário
3-Auditoria na UEPA.
A assembléia que vc se refere foi convocada em uma assembléia de professores que são ligados ao PSTU,por isso o ataque o presidente do sindicato ao PT e a Governadora, estão partidarizando o movimento.
Se você esteve na assembléia do dia 16 percebeu que masi falarma mal da UNE, do Dce e do governo do que apresentaram propostas.Mas isso tem um sentido todos os Centros que organizaram são do PSTU e PSOL por isso o ataque a UNE.
A UNE e o DCE tem propostas , queremos como foi aprovado em nossa assmebléia que tenha auditoria na UEPA, investigar a TURMA DO PALÁCIOS, Novas eleições e Paridade no consun.
O DCE ainda nao havia se posicionadfo por que esperou a posição do CEB e da Assembléia.
Outra coisa você percebeu a quantidade de alunos da UFP e DA UNAMA na assembléia do dia 16, eram todos do PSTU e Psol.
Eles não tem proposta , usam o momento de difilculdade que a UEPA passa para atacar as entidades do Movimento estudantil.
qualque couisa me mande um email
rodrigoune@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigada Rodrigo pelo esclarecimento, você ajudou na formaçao da minha opiniao..
so uma coisa..bom essa assembleia feita pelo DCE nao foi muito divulgada por isso nao teve a presença de muitos estudantes..acho q o Dce esta pecando nisso..ele tem que esclarecer mais os alunos sobre o que esta acontecendo na uepa...se nao todo mundo que ainda nao tem uma opiniao formada so vai saber das noticias pelo olhar da oposiçao ao Dce.. e isso nao pode acontecer..

salatielcarvalho disse...

Respondendo à Aluna de Biologia que com muita cautela parece querer analizar sabiamente o discurso posto pelo Sindicato dos Professores e alunos que se dizem oposição ao DCE. Há a necessidade de não cairmos no discurso do oba oba promovido por esses setores, em uma clara tentativa de querer partidarizar o movimento e desgastar a imagem do DCE, UNE e UAP acabam tendo uma posição oportunista e pouco compromissada com a seriedade q exige esse processo de eleição para a Reitoria da UEPA. Acerta quando faz passagem em sala e dialoga com os Estudantes.
O DCE acerta quando exige paridade, Auditoria na gestão publicamente fraudulenta da Era Palácios e novas eleições. O DCE acerta quando convovca Assembléia de Estudantes para que se possa discutir abertamente e chegar a uma posição unificada a respeito do caso.
Cabe aqui uma reflexão!!! quais as conquistas desses setores partidarizados pelo PSTU e PSOL dentro da UEPA? a quem interessa esse discurso oportunistas feito por esses Setores?
Sabe porque eles romperam com a UNE? pela incapacidade de convencimento dos discursos 'radicais' junto à Comunidade Acadêmica, romperam pelo descredito com que tratavam assuntos de extrema relevancia junto à comunidade acadÊmica, romperam para criar uma entidade totalmente aparelhada pelo PSTU. Romperam pq sempre se configuraram como um setor minusculo que nunca avançatam em suas posições, preferem sempre atacar irresponsavelmente sem apresentar nenhuma solução para os problemas da universidade.

Rodrigo Moraes disse...

Vou cobrar do DCe.. passagem em sala
e mais uma vez obvrigado pela postagem

Anônimo disse...

fico mui feliz de ver a moçada participando deste debate..
Pode deixar caro rodrigo na terça..
estamos em sala
pra falar realmente o que e verdade ao estudantes. sobre a situação da UEPA...
Daniele Garcia!!
Coord. do DCE

Unknown disse...

Fico até emocionado com o grau de maturidade dessa caloura de biologia, é isso que tanto lutamos pra nossa universidade..concientizar politicamente os alunos, nós do DCE estaremos passando em sala apartir de terça-feira, 22, para dar esclarecimentos sobre todo o processo (provavelmente nao irei passar em sua sala, pois estudo a tarde)..mas outros camaradas estarão dando as totais informações, precisamos refletir sobre o processo eleitoral como um todo, e não apenas pensarmos e um ponto final (intervenção), o movimento estudantil na sua ordem de organização faz com o que o DCE se reuna primeiramente com os Centros Academicos para se tirar proposições...e esses mesmos que criticam hoje nossa gestão, são aqueles que nao assinam o nosso manifesto que condiz com tudo o que foi dito anteriormente pelo Rodrigo, ou seja, precisamos de uma base (centros academicos) para se ter uma opiniao fundamentada na opiniao dos estudantes de modo geral...
O DCE está ativo e dará sua opinião com um abaixo assinado reivindicando o que foi discutido e aprovado no Conselho de Entidades de Base (CEB) e na Assembléia Estudantil..

Saudações Estudantis

Igor Dias
Pres. DCE

Anônimo disse...

Finalmente o DCE está fazendo o que já devia ter feito a muito tempo, deixar de lado os doidos por qualquer briga, e agir em prol da uepa e em prol de seus verdadeiros alunos. Acho que não é tarde p isso, pois depois da desocupação da sexta, o DCE saiu fortalecido, se uniu a uma causa da maioria dos estudantes, até os de oposição como o movimento estudantil da saúde, que teve um posicionamento importantíssimo e decisivo, e foi maduro, e esqueceu outras diferenças, e independente de dizer que está ou não com o DCE, votaram pela permanência do movimento pro tempore que independente de qualquer coisa já está fazendo aquilo que todos queriam - auditoria na uepa, abertura dos cofres e promete mostrar tudo.