sábado, 19 de abril de 2008

NOTA DO DCE-UEPA

EXIGIMOS:
AUDITORIA NAS CONTAS DA UEPA!
NOVAS ELEIÇÕES! CONSUN PARITÁRIO!


A UEPA vive um dos momentos mais difíceis da sua história, fruto do descaso com que a UEPA foi tratada nos últimos anos. O governo tucano do PSDB sucateou a UEPA, a interiorização é precária, poucos livros nas bibliotecas, laboratórios quase não existem, falta recurso para pesquisa e extensão.
O momento eleitoral deve servir para debater os problemas da Universidade e encontrar soluções, mas o que presenciamos nas eleições para a Reitoria foi um processo eleitoral viciado, onde funcionários de várias prefeituras do interior do Estado que foram contratados para prestar serviço para a UEPA votaram, as eleições ocorreram sob uma fórmula em que o peso do Aluno valia 1 e o do professor 7. O processo eleitoral foi o coroamento de uma gestão falida que levou a UEPA para a atual situação de abandono.
É importante lembrar que no último Congresso da Estatuinte, onde teríamos a oportunidade de mudar estatuto da universidade, os estudantes liderados pelo DCE votaram e defenderam o fim da Lista tríplice e voto universal. Infelizmente a TURMA DO PALÁCIOS conseguiu barrar essas mudanças, não concluindo a alteração do estatuto e regimento da UEPA, um atraso à autonomia Universitária.
Foi tanta confusão que o processo foi parar na Justiça. Sem definição, o CONSUN amplamente dirigido pela TURMA DO PALÁCIOS escolheu um Reitor e vice, e a Governadora nomeou outro.
O DCE acha que o momento é de pensar na UEPA, exigir um outro processo eleitoral, com regras justas, com voto universal e só de pessoas vinculadas a UEPA. É preciso investigar a atual situação da Nossa Universidade, por isso defendemos auditoria nas contas da UEPA, queremos saber como a TURMA DO PALÁCIOS deixou nossa Universidade. E é preciso também democratizar os órgãos de decisão da UEPA, por isso defendemos um CONSUN PARITÁRIO.

DE QUE LADO VOCÊ SAMBA?

Tem um grupo que se auto denomina “oposição ao DCE”. Esse grupo é formado por uns gatos pingados e toda vez que passa em sala, traz estudantes da Unama e da UFPA. Um grupo ligado a partidos da pseudo-esquerda como PSTU-PSOL que tentam transformar o movimento estudantil em comitês de seus partidos. Eles defendem que a indicação do CONSUN fosse a indicação que prevalecesse, ou seja, eles defendem a indicação da TURMA DO PALÁCIOS. Se dizem radicais mas na verdade não passam de um atraso à nossa universidade, não contribuindo em nada para a formulação de alternativas ao momento de dificuldade por qual passa a UEPA. Sambar do lado de quem deseja ver a UEPA na pior não dá!

QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA!

O DCE não vai fazer o jogo da TURMA DO PALÁCIOS. Temos compromisso com a universidade, queremos pensar na UEPA, e não fazer do grave problema que vivemos palco para comitês partidários. Esses momentos devem servir para discutir a universidade que queremos e propor alternativas. Vamos lutar para que a UEPA saia dessa situação, para que possamos ter uma universidade melhor, com mais pesquisa, extensão e assistência estudantil, uma universidade para todos e todas.

VAMOS À LUTA! MUDAR A UEPA!

13 comentários:

IGOR Normando disse...

Fala Rodrigo beleza cara? Quando coloquei que era contra o Eduar Paes foi pelo fato de ele ter se filiado no PMDB apenas para concorrer a Prefeitura usando o partido como barriga de aluguel sem ter um programa peemedebista para governar a cidade do Rio, quanto a aliança com o DEM, acredito que as alianças devem ser progrmaticas e não fisiologicas. O Gabeira tem boas ideias e eu o considero um candidato progressista apesar de muitos posicionamentos contraditorios a sua propria historia, com relação aos partidos que compõe a coligação com o PV concordo contigo e como falei anteriormente defendo que as alianças sejam de acordo com o programa.. A Jandira é uma boa candidata..
abraços camarada e obrigado pelo comentario

Anônimo disse...

O DCE questiona a gestão anterior... como todos nós, mas questiona também a sua oposição desmerecendo partidos políticos com representações inmportantes como PSTU e PSOL, só nos resta concluir que alí impera o PT, que tal qual esta gestão biônica (que eles sequer citam no "manifesto") querem poder e aparelhar a universidade. Enquanto eles ficam no papo furado... são os outros que tomam as atitudes de paralisação.
abraços,
B. X. N.

Rodrigo Moraes disse...

Caro anonimo com todo respeito
Não entendi nada do que vc falou

Anônimo disse...

novamente estou aqui preocupada com o andamento das manifestaçoes feitas na uepa....
ontem apartir das 16horas, manifestantes da oposiçao invadiram a reitoria da uepa e à ocuparam.
Eu que participei inicialmente do protesto,concordo que se deva protestar pelos direitos de voz dos universitarios porem não acho que a ocupaçao seja a maneira correta de se alcançar nenhuma conquista , até porque são poucos manifestantes ,que podem ser facilmente controlados e o prazo de interventoria ainda nao acabou.
então , qual a posiçao da une ?
é bem verdade que não podemos ser radicais, mas precisamos urgentemente reagir .A une é"mestra" em mostrar organização e grande poder de mobilização.Estamos cansados de esperar precisamos de ajuda!

AS FALAS DA PÓLIS disse...

O que me dizes da gestão biônica composta por uma pró-reitora da gestão palaciana, cabo eleitoral do PSDB?

Não és mais o mesmo, nem vc, nem seu partido.

Sucesso na tua candidatura, mas na UEPA, meus sentimentos de descoloração!

Rodrigo Moraes disse...

A minha companheira estudante de Biologia, UNE tem posição clara , somos a favor de NOVAS ELEIÇÕES,AUDITORIA NA UEPA e CONSUM PARITÁRIO.
A ocupação foi feita por estuadntes que na sua maioria são da UNAMA , UFRA e UFPA
Existe claro a vontade de se realizar a Auditoria, porém com a acupaççao isso é impossivel.
Hoje a maioria dos estudantes definiram pela desocupação, mas infelizmente os alunos da UNAMA e militantes do PSTU não reconheceram a derrora e permaneceram na reitoria.
Nossa luta continua , iremos ter auditoria na UEPA , NOVAS ELEIÇÕES.
"A UNE SOMOS N´SO NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ"

Anônimo disse...

Acho que hoje ficou claro o que está acontecendo na reitoria - a firmeza da maturidade da maioria dos estudantes, foram lá, mostraram a cara e disseram não ao radicalismo coordenado por grupos que sempre serão do contra, contra a qualquer coisa, pois eles não tem solução para nenhum dos problemas que apontam. Se lutamos 20 anos para tirar aquele famoso grupo de lá, como é que agora nos unimos a eles, aceitamos até a comida deles, aceitamos o financiamento deles para a ocupação. Eles estão loucos para que os documentos desapareçam, e quem está ajudando eles é justamente este grupo que se diz radical e contra a corrupção. POR FAVOR, vomitem o que comeram, pois as quentinhas que vocês ganharam do candidato do ex-reitor foi comprada com o dinheiro da corrupção (muitas fotos foram tiradas). O que vocês querem? A corrupção de volta para a UEPA a qualquer preço só para manterem este movimento? Ou seria menos pior deixarem a gestão pro tempore comcluir seus trabalhos já que está fazendo auditoria e tem defendido, pactuado e iniciado o processo de troca de gestores na UEPA entre junho e setembro?
Decidam, mas não se omitam, não finjam que não sabem o que estão fazendo e com o que estão pactuando. Mais uma vez as pessoas que não são da UEPA querem decidir nossos destinos.

Rodrigo Moraes disse...

Caro Diógenes, infelizmente não fui eu nem o meu partido que indicamos a atual reitora e vice. Também não tenho nenhum compromisso com o PT, nem com o PSDB, meu compromisso é com o que acredito, minha luta é pela qualidade da educação, por isso queremos novas eleições e auditoria nas contas da UEPA, inependente de quem esteja lá.

Realmente eu e meu partido não somos mais os mesmos, muitas foram as consquistas ao logo da história, a sociedade não é a mesma, mas ainda acredito na construção de uma outra realidade para todos, mais justa e mais igual, cada vez mais possível e mais real. Nisso nem eu, nem meu partido nunca vamos deixar de acreditar e lutar.

Rodrigo Moraes disse...

23:24
Obrigado pela postagem, fiquei meio na duvida sobre sua postagem, não sei a quem vc se refere.Mas vou dar nossa posição , somos contra a ocupação, pois ela não permite a AUDITORIA.
queremos Novas eleiçãoes e que a atual gestora saia assim que tivermos condições de mostrar a sociedade o que o PSDB fez com a UEPA.

Anônimo disse...

Rodrigo, eu entendi que o 23:24 não estava se referindo a vc, mas ao grupo que tomou a reitoria da Uepa e que teve suas quentinhas , água e colchonetes financiado pela turma do Sylvio. Em um e-mail que recebi de uma certa Patricia Machado Leite e enviado a uma lista de pesquisadores (alunos e professores) da ex-Propesp (tinha mais de cem nomes na lista) incentivava que doássemos leite, quentinhas, colchonetes e agua aos invasores da reitoria para forçar a saída da pró-tempore de lá.
Todos sabemos qual o interesse de Sylvio nisso tudo.
Fico feliz por nossos alunos, professores e funcionarios terem mostrado a cara e dito não a invasão e conseguir a saída daqueles que radicalizaram o movimento e acabaram contribuindo para o Sylvio.
Tenho certeza de quer a Marilia não quer ficar lá mais do que os 180 dias.
Nossa luta agorta é impedir que nas eleições para os centros se repitam crises de oportunismos. No CCBS há um candidato entrando na justiça para que os técnicos da SESPA que trabalham na UEAFTO possam votar, assim como os aposentados e distribuindo panfletos contrários a não participação desses possíveis eleitores. Oportunismo puro. Os apopsentados do CCBS são poucos e geralmente não saem de casa para votar, somente uns dois ou tres.
A UEAFTO é administrada pelo Posto do Marco e o CCBS tem pouca ingerencia lá.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Tudo que foi postado aqui fortalece seus posicionamentos. As pessoas só se sentiram a vontade para falar contra os que lá ocuparam a reitoria e pelo grupo que por fora ficava dando água e comida para eles. Até ficaram pedindo ajuda pela internet. Pior ainda um sr. que um dia sonhou ser reitor distribuiu pessoalmente quentinha para o grupo do sindicato dos professores (pasmem eles agora estão juntos) e ainda assinou a lista de apoio aos parcos invasores, foi fotografado. Rodrigo teu grupo deu um show de sabedoria.

Rodrigo Moraes disse...

oBRIGADO

Anônimo disse...

CUIDADO COM A PALAVRAS QUE SE ESCRAVE PROFESSOR!!!

VC DEVE REAVER O SEU CONCEITO DE COMUNISTA...

LER MAIS SOBRE O QUE É SER UM COMUNISTA (MARX, LENNI E MAOIS)

UM FORTE ABROÇO REVOLUCIONÁRIO!