segunda-feira, 9 de junho de 2008

PSDB saca cofres públicos do Rio Grande do Sul

No dia 26 de maio, Cézar Busatto (PPS), foi conversar com o vice-governador Paulo Feijó (DEM). O objetivo da conversa: tentar convencer Feijó a parar com as denúncias sobre irregularidades no Banrisul. Busatto tenta comprar a posição de Feijó:
"...Se pudéssemos encontrar um modus vivendi que nos permitisse tu não romper com tuas convicções....para tu estar dizendo pra ti mesmo, pra tua consciência...qual é o custo disso? Eu não sei, de repente o Fernando (o presidente do Banrisul chama-se Fernando Lemos) faz um gesto concreto pra ti, não quero pensar alto porque isso não tá no horizonte...uma coisa concreta que pudesse permitir ou outra coisa, quem sabe?
Além de fazer essa oferta, Busatto, didaticamente explica a Feijó que o Banrisul é fonte de financiamento das campanhas do PMDB e o Detran e o Daer do PP. O vice-governador gravou a conversa e decidiu encaminha-la à CPI do Detran, ao Ministério Público e à Polícia Federal. O áudio da mesma foi exibido na sexta-feira, na Assembléia Legislativa, desencadeando uma crise institucional no Estado que já provocou a demissão do chefe da Casa Civil, do secretário-geral de governo, Delson Martini e do “embaixador” (como a governadora gosta de chamar”) do RS em Brasília, Marcelo Cavalcante (que recebeu uma carta do lobista tucano Lair Ferst, dirigida à governadora, com denúncias sobre a fraude que estaria em curso no Detran e em outros órgãos públicos).
Ainda na sexta-feira, Busatto atacou o vice-governador chamando-o de “canalha” por ter gravado a conversa e tentou se defender dizendo que suas palavras tinham sido “mal-interpretadas” e que havia cometido “imprecisões de linguagem”. As desculpas não foram suficientes para mantê-lo no cargo e abriram uma nova frente de crise entre o governo e os partidos aliados (PP e PMDB) citados na conversa como beneficiários de um esquema de apropriação de recursos públicos para campanhas eleitorais. A governadora refugiou-se no Palácio Piratini na sexta-feira e só foi conversar com a imprensa no sábado à tarde, numa entrevista coletiva.

Nenhum comentário: