sábado, 16 de fevereiro de 2008

Vitória de silvio gusmão??????? Democracia??????

Democracia ter funcionários tercerizados votando na escolha do reitor da UEPA????
mais de 90% desses funcionários votaram em Silvio Gusmão, porque será?????????

3 comentários:

Renato disse...

Amigo rodrigo, tenho acompanhado aqui e ali a discussão sobre as eleições na Uepa.
Votei na terceira colocada: Ana Claudia.
A presidente da comissão eleitoral sempre foi Bira declarada. Nas eleições passadas tanto pra Reitor quanto pra Direção de Centro os terceirizados sempre votaram, mesmo todo mundo achando um absurdo.
Nas eleições pra direção do CCBS passada fiz parte da comissão eleitoral e tivemos que incluir (obedecendo mandato judicial) até os alunos da pós-graduação do Hospital das Clínicas, que nada tinham a ver com a Uepa. Mas um juiz concedeu aí tivemos que cumprir.
Desde a ´rimeira eleição pra Reitor os terceirizados votam.
É vergonhoso? É!
Assim como vergonhoso é o critério matemático.
Quando saem as normas, todo mundo fica calado. Ningupem se manifesta.
Alunos, DCE, professores, técnicos. No Consun apenas um ou outro falam.
Então porque agora quando sai o resultado e o candidato não ganhou reclamam e tentam virar o jogo?
Democracia seria questionar desde o inicio antes do pleito. Depois do pleito realizado e o resultado proclamado questionar e tentar virar o jogo é falta de democracia.
Se quizermos uma universidade democrática temos que nos acostumar com as regras do jogo, esta, a meu ver, é uma das primeirtas regras da democracia.
Abraços

Rodrigo Moraes disse...

Caro Renato, me sinto muito honrado de você visitar o Blog, mas gostaria de exclarecer algumas coisas:

1-O movimento Estudantil sempre lutou para mudar a regra desse jogo, inclusive na Estatuinte lutamos para acabar com a lista tríplice, porém o Reitor e seus aliados( incluindo Silvio Gusmão) não permitiram.

2-Não permitiram que que a lista tríplice terminasse porque acretitavam que Almir Gabriel venceria as eleições e assim indicaria Silvio Gusmão reitor da Uepa.

3-Como você msmo falou meu caro Rentao , não podemos mudar a regra do jogo, e a regra desse jogo é clara:A comunidade indica os 3 mais votatos e a Governadora indica um dos três.Essa é a regra e não podemos mudar(Como você mesmo diz)

4-Quem quer mudar a regra é o candidato Silvio que na Justiça tenta impugnara a candidatura de Bira, Candidatura essa que foi deverida pela comissão eleitoral e pelo Consun.

Abraços

Renato disse...

Caro Rodrigo
Como vc mesmo coloca e comunidade estudantil sempre combateu para acabar com a lista tríplica. No entanto, talvez não tenha lutado o suficiente nem com as armas necassárias.
Na UFPA (onde vc estuda atualmente) a comunidade estudantil, é muito mais combativa. Invade a sala de reunião do Consun, invade a Reitoria. Não sei se esta é a forma correta, mas fazem. O que fazemos na Uepa?
Que tipo de luta os estudantes da Uepa fazem?
Creio que tanto professores quanto estudantes da Uepa são muito acomodados. Pra eles, tanto faz Sylvio, Bira ou Ana Hage.
O Consun é o ´porgaão máximo de representação e decisão na Ubnievrsidade e é composto por membros eleitos pela comunidade.
Mas, quem estamos elegendo como nossos representantes?
Está nan hora, na verdade, de mudarmos as bases.
Começarmos a eleger verdadeiros rep´resentantes para o Consun (cambativos), fortalecer o movimento estudantil (em todos os centros).
Mas isto, vai demorar tempo.
Abraços