O PSB, Partido Socialista Brasileiro, nunca foi assim tão socialista. Mas agora há uma guinada quase para o sentido oposto.
Em São Paulo, filiou-se ao PSB o presidente da Fiesp (federação das indústrias), Paulo Skaff. Em Brasília, entrou para o PSB o senador Adelmir Santana, que era do Democratas, um partido de centro-direita. Adelmir Santana também é dirigente da Federação do Comércio do Distrito Federal –ou seja, não tem nada de socialista, mas entrou na sigla.
Em Minas Gerais, outro empresário entrou no partido. É Walfrido Mares Guia, que foi ministro de Lula, estava no PTB e agora virou socialista –entrou no PSB.
O PSB foi comandado durante muito tempo por Miguel Arraes, político tradicional pernambucano que morreu em 2005. De lá para cá, está sob o comando de um neto de Arraes, Eduardo Campos, o atual governador de Pernambuco.
No plano federal, está cada vez mais certo que o PSB deve ter candidato próprio a presidente. Deve ser o deputado federal cearense Ciro Gomes.
Em resumo, o PSB estará presente na disputa federal (para presidente) e vai entrar para valer nas eleições de vários Estados.
Esse crescimento de nomes no PSB indica que essa deverá ser a sigla na órbita lulista que pode apresentar o crescimento percentual mais relevante em 2010.
Mesmo que não vença a eleição, digamos, para o Palácio dos Bandeirantes com o empresário Paulo Skaff, o PSB garantirá certamente a conquista de várias cadeiras na Câmara dos Deputados.
Aliás, em São Paulo, Paulo Skaff concorrendo ao governo terá ao seu lado como candidato a senador o ex-tucano, e agora também socialista, o vereador paulistano Gabriel Chalita.
Em resumo, o PSB pode ser um dos partidos pequenos que mais crescerá eleitoralmente em 2010. De socialista, ficará apenas com o nome. Mas o mais relevante é que pode se consolidar com a quarta força política do pais –atrás de PT, PSDB e PMDB. Há chance real de os “socialistas” deixarem para trás DEM, PTB, PP, PR e outros.
Fonte: Blog do Fernando Rodrigues
2 comentários:
Que mentalidade!
Raimundo Jinkings viraria no caixão se lesse um despeutério desses.
Então empresário não pode ser socialista? E o Jinkings? Dono de livraria, empresário do ramo de livros, que pertenceu ao PSB, depois fundou o PCB para posteriormente mudar para o PCdoB quando este se transformou em PPS.
Voces falam dos outros partidos sem nem se lembrar da história do de voces!
Credo!
Calma.o Artigo fala em Grandes empresarios , que tem o poder do capital e não de donos de livrarias ou bancas de jornal...
Postar um comentário