quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PSB, o socialista pragmático, cresce com empresários

O PSB, Partido Socialista Brasileiro, nunca foi assim tão socialista. Mas agora há uma guinada quase para o sentido oposto.
Em São Paulo, filiou-se ao PSB o presidente da Fiesp (federação das indústrias), Paulo Skaff. Em Brasília, entrou para o PSB o senador Adelmir Santana, que era do Democratas, um partido de centro-direita. Adelmir Santana também é dirigente da Federação do Comércio do Distrito Federal –ou seja, não tem nada de socialista, mas entrou na sigla.
Em Minas Gerais, outro empresário entrou no partido. É Walfrido Mares Guia, que foi ministro de Lula, estava no PTB e agora virou socialista –entrou no PSB.
O PSB foi comandado durante muito tempo por Miguel Arraes, político tradicional pernambucano que morreu em 2005. De lá para cá, está sob o comando de um neto de Arraes, Eduardo Campos, o atual governador de Pernambuco.
No plano federal, está cada vez mais certo que o PSB deve ter candidato próprio a presidente. Deve ser o deputado federal cearense Ciro Gomes.
Em resumo, o PSB estará presente na disputa federal (para presidente) e vai entrar para valer nas eleições de vários Estados.
Esse crescimento de nomes no PSB indica que essa deverá ser a sigla na órbita lulista que pode apresentar o crescimento percentual mais relevante em 2010.
Mesmo que não vença a eleição, digamos, para o Palácio dos Bandeirantes com o empresário Paulo Skaff, o PSB garantirá certamente a conquista de várias cadeiras na Câmara dos Deputados.
Aliás, em São Paulo, Paulo Skaff concorrendo ao governo terá ao seu lado como candidato a senador o ex-tucano, e agora também socialista, o vereador paulistano Gabriel Chalita.
Em resumo, o PSB pode ser um dos partidos pequenos que mais crescerá eleitoralmente em 2010. De socialista, ficará apenas com o nome. Mas o mais relevante é que pode se consolidar com a quarta força política do pais –atrás de PT, PSDB e PMDB. Há chance real de os “socialistas” deixarem para trás DEM, PTB, PP, PR e outros.


Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

Que mentalidade!
Raimundo Jinkings viraria no caixão se lesse um despeutério desses.
Então empresário não pode ser socialista? E o Jinkings? Dono de livraria, empresário do ramo de livros, que pertenceu ao PSB, depois fundou o PCB para posteriormente mudar para o PCdoB quando este se transformou em PPS.
Voces falam dos outros partidos sem nem se lembrar da história do de voces!
Credo!

Rodrigo Moraes disse...

Calma.o Artigo fala em Grandes empresarios , que tem o poder do capital e não de donos de livrarias ou bancas de jornal...