segunda-feira, 29 de março de 2010

Maranhão se Pinta de Vermelho:PT e PSB vão apoiar Flávio Dino na disputa do governo

Um fato marcante da cena política nacional foi o Encontro do PT de Maranhão ter decidido apoio à candidatura ao governo de Flávio Dino

Em meio a forte disputa, onde foi exigido voto aberto, com a presença do presidente nacional do PT José Dutra (pela manhã) e acompanhada pelo dirigente nacional Paulo Frateschi, a decisão foi tomada por dois votos de diferença entre 175 delegados.

O jogo foi pesado e interessava diretamente a governadora Roseana Sarney e todo seu grupo político. O PMDB julgava garantir o apoio do PT, no enfrentamento da candidatura já posta de Jackson Lago, do PDT, que busca retornar ao governo após sua cassação como governador.

Com o PCdoB já estava o PSB, com o ex-governador José Reinaldo candidato ao senado. Flávio que concorreu à prefeitura de São Luís, partindo de 3% e chegando no turno final com 44%, agora já está muito mais bem situado nas pesquisas, com índices entre 15 e 20%.

Agora, com PT, Flávio se fortalece muito e pode atrair outras forças. Sua estratégia é avançar fortemente, unificando os movimentos sociais, por baixo, e obtendo apoio ou simpatia de forças amplas no interior, entre prefeitos e lideranças econômicas. Um esforço especial será dado desde já em percorrer o Estado, aglutinando forças e tornando sua candidatura um estuário natural da renovação.

O pós-Sarney parece ter chegado ao Maranhão. O grupo está há 40 anos no poder. O Maranhão segue, injustamente, como um dos Estados mais pobres do país em termos econômicos e desenvolvimento humano. O Brasil vive um novo momento após 8 anos de governo Lula. Flávio Dino considera que chegou a hora disso se estender ao Maranhão. Seu nome pode representar uma renovação que não seja excludente de vastas forças que anseiam por esse desenvolvimento ao Maranhão, seja no movimento social, seja no mundo empresarial.

Agora, resta demonstrar que o verdadeiro campo de Dilma Rousseff, histórico, no Maranhão, está unido em torno de Flávio. Isso vai exigir forte unidade entre PCdoB, PSB e PT, particularmente no interior do PT. O discurso do dirigente nacional quando se apurou a votação foi o de que “agora, estamos todos, unidos, em torno de Flávio Dino”, alegando a legitimidade do resultado. É um bom começo.

O PCdoB em reunião da direção nacional havia posto a candidatura de Flávio ao governo no topo de sua agenda política, e o assunto foi pautado com Dilma Rousseff e em reunião bilateral com a direção nacional do PT. Agora, com as decisões tomadas, o PCdoB estabelecerá rumos para viabilizar esse objetivo que é considerado de interesse nacional do partido.

Nenhum comentário: