terça-feira, 2 de outubro de 2007

Governadora convoca primeira Conferência Estadual da Juventude


Da RedaçãoAgência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa assinou, nesta terça-feira (02), no auditório do Palácio dos Despachos, o decreto convocatório para 1º Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, marcada para o período de 14 a 16 de março de 2008. Nela, serão eleitos os 40 delegados paraenses para Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude. Na oportunidade, também foi assinado o decreto de criação da comissão organizadora do evento, que terá como temas: “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional e Estadual”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional e Estadual de Juventude” e Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas para Juventude”.
De acordo com a governadora, participarão da conferência todos aqueles que se preocupam com o Pará e o país, independente da idade. Para ela, o sucesso de uma política pública está no envolvimento de toda a sociedade. “Mais de 60% dos presos são jovens, menos de 4% dos jovens têm acesso ao curso superior e 60% dos jovens estão sem emprego. Até o ano passado o Pará era o 22º colocado no IDJ (Índice de Desenvolvimento Juvenil), ou seja, o quinto pior do país. Toda a sociedade tem responsabilidade sobre esses dados”, afirmou.
Ana Júlia Carepa reafirmou o seu compromisso com este segmento da sociedade, que começou a ter suas demandas atendidas com a criação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que possui a Coordenadoria da Juventude, assim como da diversidade racial e dos portadores de deficiência. “Também criamos o Conselho Estadual da Juventude (em junho passado) – organismo paritário, com o qual demos voz a diversas entidades nunca antes ouvidas. Mostramos que temos uma administração diferente”, ressaltou.
Para reforçar a diferença da sua administração, ela avisou que começou nesta terça-feira, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a série de visitas aos órgãos públicos para conversar com os dirigentes e servidores.
Dentre as políticas públicas para juventude, a governadora enfatizou o programa Bolsa Trabalho, que alia a bolsa com capacitação profissional, tentando conduzir o jovem ao emprego formal ou a futuro negócio. Este mês foram entregues os primeiros cartões a 13 mil jovens de Belém, Marabá e Santarém. “O Banco Mundial disse que o Bolsa Trabalho é o maior programa de inclusão social da América Latina. A nossa juventude precisa de programas como este, menos de presídio e mais de oportunidades”, lembrou, fazendo referência ao debate sobre a redução da maioridade penal.

Nenhum comentário: