sábado, 20 de outubro de 2007

Para Fidel, eleições cubanas servem de exemplo a Bush e aos EUA

O líder cubano Fidel Castro afirmou neste sábado, por meio de uma de suas reflexões, que as eleições em Cuba são "a antítese" das realizadas para escolher o presidente dos Estados Unidos, nas vésperas do pleito municipal convocado para este domingo na ilha.

"Nossas eleições são a antítese das que ocorrem nos Estados Unidos, não num domingo, mas na primeira terça-feira de novembro. Lá, o principal é ser muito rico ou contar com o apoio de muito dinheiro", afirma Fidel no artigo, que ganhou destaque nas capas dos jornais Granma e Juventud Rebelde.
Com a manchete "As eleições", Fidel critica o sistema eleitoral dos Estados Unidos, no qual considera é preciso "investir quantias enormes em publicidade, que é especialista em lavagem de cérebros e reflexos condicionados". Leia abaixo a íntegra do texto:

As eleições
Nossas eleições são a antítese das que ocorrem nos Estados Unidos, não num domingo, mas na primeira terça-feira de novembro. Lá, o principal é ser muito rico ou contar com o apoio de muito dinheiro. Depois, investir quantias enormes em publicidade que é especialista em lavagem de cérebros e reflexos condicionados. Ainda que haja honrosas exceções, ninguém pode aspirar a nenhum cargo importante se não dispuser de milhões de dólares.
Para ser eleito presidente, são necessárias centenas de milhões de dólares, que saem das arcas dos grandes monopólios. E ainda pode triunfar o candidato com uma minoria dos votos nacionais.
Cada vez menos cidadãos vão às urnas, já que muitos preferem trabalhar ou dedicar o tempo a alguma outra coisa. Há fraudes, truques, discriminação ética e até violência.
A façanha de que mais de 90% dos cidadãos votem e de que as urnas fiquem sob o cuidado de estudantes é inusitado, e não pode ser tratado como realidade, pois ocorre em um “obscuro rincão do mundo”, agredido e bloqueado, que se chama Cuba. Assim exercitamos os músculos vigorosos de nossa consciência.

Fidel Castro Ruz

Nenhum comentário: