terça-feira, 4 de março de 2008

UNE DE VOLTA PRA CASA


De acordo com o advogado da UNE e da UBES, Dr. Rodrigo Varanda, o juiz Jaime Dias Pinheiro Filho da 43º Vara Cível do Rio de Janeiro determinou a retirada dos posseiros que mantinham um estacionamento irregular no terreno, e que insistem em permanecer no local. O mandado de manutenção de posse, documento que garante a saída dos invasores, deve ser expedido nos próximos dias
Foram anos tentando voltar pra casa até que em 1º de fevereiro de 2007, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca, a UNE e a UBES retomaram seu terreno na Praia do Flamengo, 132.
Mesmo depois de os estudantes manterem acampamento, realizarem uma série de atividades culturais como mostras de cinema e teatro, os posseiros que antes mantinham um estacionamento irregular no terreno, insistem em ficar no espaço, que legalmente pertence aos estudantes.
Pensando em resolver o problema de forma pacífica, as entidades entraram com um pedido de manutenção de posse, que determina a retirada dos invasores. "Essas pessoas continuam morando no terreno, mesmo depois da ocupação dos estudantes e da decisão do juiz que reafirmou a posse do espaço para as entidades, ano passado", relatou a diretora de relações institucionais da UNE, Márvia Scárdua
O dia da ocupaçãoNo terreno da Praia do Flamengo funcionou a sede da UNE de 1942 até 1º de abril de 1964, quando os militares invadiram o local e tocaram fogo em tudo. Foi lá que Vianinha, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, junto de outros artistas e intelectuais, fundaram o CPC da UNE, referência para o movimento estudantil. Depois, em 1980, o prédio foi demolido e mais tarde o terreno invadido por um estacionamento clandestino.
A entidade recuperou sua casa no dia 1º de fevereiro, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca. Os milhares de jovens de todas as regiões do país chegaram com tambores, balões e músicas em uma grande Culturata, passeata artística que encerrou a 5ª Bienal. Mas não foi uma ocupação violenta, apesar da força que, rapidamente, derrubou o portão do estacionamento. Participaram da retomada ex-presidentes da UNE de diversas épocas.
Durante os meses de acampamento, visitaram o local diversas autoridades políticas, como os ministros Tarso Genro (Justiça) e Orlando Silva (Esportes); e personalidades artísticas como Vera Holtz, Carlos Lyra, Paulo Betti e Marcelo Yuka. O escritor Arthur Poerner, autor do clássico livro "Poder Jovem", a bíblia do movimento estudantil, acompanhado do cineasta Vladmir Carvalho, também levou a sua mensagem de apoio aos estudantes.

Nenhum comentário: