sexta-feira, 7 de setembro de 2007

ATO PELA REESTATIZAÇÃO DA VALE GANHA AS RUAS DE BELÉM




Nesta quinta-feira, 06/09, a União da Juventude Socialista, juntamente com outras entidades que atuam no segmento juvenil do Estado do Pará, realizaram uma grande caminhada pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, campanha que vem mobilizando centenas de entidades dos movimentos sociais e tenta articular um plebiscito para anular o leilão que privatizou a então empresa mineradora estatal paraense.

O presidente estadual da UJS, Rodrigo Moraes, um dos coordenadores do ato ratificou a importância do envolvimento da juventude em um momento como esse, onde se constrói uma nova política de desenvolvimento para o Estado, que influenciará diretamente nas políticas públicas para a juventude, seja na área da educação, saúde, trabalho, cultura. “Ter uma empresa como a Vale voltada para os interesses nacionais, implica em garantir novos investimentos em várias áreas, que vão beneficiar milhares de jovens e possibilitar novas perspectivas para a juventude.”

O ato saiu da praça do CAN, no centro da cidade e seguiu em passeata com bandeiras, cartazes denunciando a fraude do leilão que vendeu a Vale, até o escritório da empresa em Belém, onde cerca de 200 pessoas participaram de um ato público e convidaram a população a participar da votação que está acontecendo no Brasil inteiro com essa temática.

Participaram vários DCE´s dirigidos pela UJS, além da UNE, UBES, UMES de Belém e MST, associações de moradores dos municípios que ficam no entorno das áreas de exploração da Vale e várias pessoas que passavam e aderiam ao ato. Estima-se que quase 800 pessoas participaram da votação e muitas outras ainda participarão do "Grito dos Excluídos", que acontece amanhã (07/09) e tem a anulação do leilão como tema central.

A UJS vem participando ativamente da construção do "Grito" e dos debates acerca da reestatização da Vale, defendendo os interesses do povo que, depois de ver o sucateamento de várias empresas públicas e estatais brasileiras, teve uma das maiores fontes de lucro no Estado do Pará entregue ao capital estrangeiro em um leilão questionado e sob forte contrariedade social.


De Belém
Maíra Nogueira

FOTOS: Fernanda Monteiro




Um comentário:

Andréa DCE-UVA disse...

QUE MASSA A JUVENTUDE MOSTRANDO PARA AS AUTORIDADES QUE NÃO ACEITA ABUSOS. A MANIFESTAÇÃO FOI UM EXEMPLO DE QUE OS JOVENS ESTÃO SEMPRE NA LUTA!!! JUNTO A JUVENTUDE ENCONTRA-SE UM LIDER NATO QUE ESTARÁ NOS REPRESENTANDO NA CÂMARA!!! O NOSSO FUTURO VEREADOR RODRIGO MORAES É O NOME MAIS INDICADO PARA REPRESENTAR A JUVENTUDE!!!!

A FOTOS FICARAM ÓTIMAS!!!!