segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

FSM reune mais de 5000 pessoas em Belém



Centenas de militantes participaram no último sábado do ''Dia de Ação Global'' em Belém do Pará. Este dia foi tirado nas reuniões do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial como data para que as diversas lutas que as entidades organizam pelo mundo fossem visibilizadas em um grande dia de luta. Também funcionou como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, já que este ano o FSM não acontecerá.

Como Belém será a sede do FSM-2009, esta manifestação vinha sendo encarada como um teste para a organização local do Fórum. Superamos de longe as expectativas colocando mais de 5000 pessoas nas ruas (previsão da polícia militar). Além do grande número de manifestantes, a diversidade das bandeiras e organizações presentes enriqueceu bastante o ato, que foi chamado de ''Cortejo das Águas'', mas que teve uma feição de passeata.

O Ato teve seis paradas: a primeira foi uma ''performance'' contra o neoliberalismo e a Globalização. UJS e CNBB coordenaram; a segunda foi a da ''Guerra e Paz'' e foi coordenada pelo CEBRAPAZ tendo como marca a queimada de um boneco de G. W. Bush e um ato inter-religioso, representando a tolerância e o respeito à diversidade para a construção de uma cultura de paz; a terceira foi a parada de luta contra o Patriarcado, sendo coordenada pela UBM, MMM e AMB e marcada por palavras de ordem e poesias em defesa da igualdade de gênero e o respeito às diferenças; a quarta foi a luta contra o racismo sob a coordenação de CEDENPA, MOCAMBO e UNEGRO com rituais afro-religiosos e ações teatrais; a quinta foi contra o neocolonialismo e aconteceu em frente ao Banco HSBC, já na Praça da República; e finalmente, a sexta foi uma representação dos desastres ambientais e a luta pela construção de um futuro sustentável para a humanidade na Terra.

O Cortejo-Passeata partiu da frente da Casa das Onze Janelas e seguiu para a Praça da República, passando pelo Ver o Peso. A população das ruas e feiras saudaram a passagem dos manifestantes.

As músicas, poesias, palavras de ordem e cores representaram a capacidade dos movimentos das mais diversas ideologias e objetivos unirem-se em torno da construção de momentos de confluência de idéias e sonhos. Este ideário e sonho, que está representado no Fórum Social Mundial, passou no seu primeiro teste.

Nenhum comentário: