terça-feira, 18 de maio de 2010

GP de atletismo do Pará : os tucanos de bico calado

O Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer realiza na próxima quarta-feira (19) mais uma edição do Grande Prêmio Caixa de Atletismo Governo do Pará. O Governo aproveita o momento em que o país se projeta no campo esportivo para as quatro maiores competições que serão realizadas nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014, Jogos Militares, Copa das Confederações e as Olimpíadas e paraolimpíadas de 2016.

Será o momento que os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Brasil. E para isso, o Ministério do Esporte busca projetar o Brasil para transformá-lo entre as 10 maiores potencias olímpicas do planeta, através do plano decenal para o esporte brasileiro. Neste processo grandes investimentos serão feitos nas áreas esportivas, tanto no esporte educacional, quanto no esporte de rendimento e no esporte de participação.

O Pará, que já é um celeiro de atletas campeões não poderia ficar de fora desse processo, para isso a Seel em parceria com o Governo do Estado esta construindo um projeto chamado “Pará – Olímpico”, onde o objetivo é buscar projetar e formar atletas para 2016.

O Gp de atletismo já é parte desse processo. Além das competições oficiais estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo, a Secretaria de Esportes em parceria com a Federação Paraense de Atletismo irá realizar quatro provas com atletas paraenses antes das competições oficiais. Esta é uma maneira de valorizar os atletas que o Estado possui.

O Gp este ano contará com a participação de 130 atletas de aproximadamente 32 países. A edição terá 7 provas masculinas e 7 femininas. A expectativa da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), é que o estádio receba da cerca de 42 mil pessoas que ao final da competição irão concorrer a um carro zero quilometro.

Enquanto as provas oficiais não começam,algumas providencias no estádio foram tomadas para melhor recepcionar não só os atletas, mas todo o público do Pará. Entre as providencias estavam a lavagem da pista de atletismo, a pintura das marcações, além da limpeza do estádio, dando assim um contraste visual muito maior tanto para quem compete, quanto para quem irá prestigiar a competição.

A Confederação Brasileira de Atletismo começou a fazer pela parte da manhã a montagem dos materiais que serão usados nas competições, como as barreiras nas provas de corrida, e os colchões, para os saltos em altura. Ainda pela manhã dois atletas dos 3.000m, um equatoriano e outro etíope fizeram o reconhecimento da pista. A tarde, a partir das 16h30, estarão presentes todos os atletas que irão disputar a competição.

Para o secretário de esporte e Lazer do Estado, Leandro Schilipake a maior expectativa este ano é a quebra de recordes das provas. “Nossa expectativa é que este ano o Gp supere o número de participações de atletas, mas é claro que a melhor forma de ver o sucesso do evento, não é pelo número de público e nem pela quantidade de atletas, e sim pela quebra de recordes dos anos anteriores. Não podemos afirmar que isso irá acontecer, mas esse seria o melhor termômetro deste evento que com certeza será um sucesso”. Quanto a questão de Belém receber um evento de menor porte no que anos anteriores, Schilipake afirma "o evento que Belém irá receber é o mesmo que foi sediado no domingo (16) em Fortaleza e irá acontecer no Rio de Janeiro no próximo Domingo (23). Outra novidade do Gp este ano é a participação da cidade de Maringá no circuito de competições", concluiu.

Fonte: SEEL

Nenhum comentário: