quarta-feira, 19 de maio de 2010

PT do Maranhão nega que tenha declarado apoio a Roseana

O vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, e diversas lideranças do partido negaram que o partido tenha decidido apoiar a governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição para o governo do Estado, ao contrário do que disse matéria publicada em O Estado do Maranhão na última segunda-feira, 17. O PT agora garante que vai convocar um encontro extraordinário, para garantir a continuidade da definição das táticas eleitorais e a manutenção do deputado federal Flávio Dino (PcdoB) como o nome apoiado pela legenda ao governo do Estado.

As informações foram divulgadas em entrevista coletiva realizada na segunda-feira, 17, da qual participaram, além de Lobato, Silvio Bembem, o secretário de organização do PT Bira do Pindaré e o secretário de formação política Genilson Alves. Durante a coletiva, foi distribuído um comunicado refutando as informações publicadas na reportagem. De acordo com o documento, a reunião realizada no último domingo foi organizada por pelo grupo de Washington Luís, da tendência Contruindo um Novo Brasil (CNB). O comunicado frisou que “aquela reunião não traduz a decisão do PT, mas apenas a do grupo, que se nega a acatar a decisão do Encontro Estadual dos dias 26 e 27 de março”.

Lobato lembrou que, segundo o estatuto do partido, o encontro estadual é a instância soberana para decisões do estado. “As decisões tomadas no encontro estadual só podem ser modificadas com intervenção do diretório nacional, senão é golpe”, disse Lobato.

Contra-informação

Na atividade realizada domingo, foi apresentada uma lista com 90 assinaturas de delegados que, segundo o grupo, teriam declarado apoio a Roseana Sarney. Até o momento, três deles já afirmaram que, embora seus nomes estejam no documento, eles são contrários à perspectiva de Coligação com o PMDB e não autorizam a utilização dos seus nomes. São eles: Maria de Lourdes Oliveira (Buriti de Inácia Vaz), Marcelo de Sousa Belfort (Ribamar Fiquene) e Manoel Silva Araújo (Bacabal).

O secretário de organização do PT, Bira do Pindaré, , disse ainda que Roseana está usando a tática da contra-informação. “São notícias que foram veiculadas de forma equivocada para a sociadade, para confundir a militância do PT e a comunidade maranhense”, definiu. Como não foi aprovado em encontro estadual nem fruto de intervenção nacional do PT, o encontro do último domingo não teve qualquer respaldo legal. “Agora, só pode haver mudança desse resultado com a intervenção do diretório nacional. Qualquer outro encaminhamento para nós é golpe. Aqui, o encontro estadual já definiu que o candidato é Flávio Dino”, disse Bira.

O encontro a ser realizado nos dias 21 e 22 de maio faz parte do calendário do PT, que estabelece 6 de junho como o prazo final para a definição das candidaturas em todos os estados. A reunião, que foi agendada no Encontro Estadual dos dias 26 e 27 de março, definiu que no encontro de maio seriam escolhidas os candidatos a vice-governador, senador, deputados federais e estaduais.

Terezinha Fernandes, pré-candidatada a vice- na chapa encabeçada por Flávio Dino, garantiu que não pode haver rediscussão do que já foi estabelecido. “Nós ganhamos o encontro. E a partir do momento em que o PT decide uma coisa, isso passa a ser uma decisão do PT, e concordando ou não concordando, os que perderam a votação devem seguir a orientação do partido. É essa a via democrática”, disse ela.


PT de Açailândia declara apoio a Flávio
Dino


Em um encontro onde muitas lideranças políticas da cidade estiveram presentes - do PSDB ao PSOL, a noticia que se destacou foi a declaração de apoio do presidente do diretório municipal do PT de Açailândia à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado. Wagner afirmou que os companheiros do PT de Açailândia "estão 100% na campanha de Dino", e que eles confiam na mudança que ele fará no maranhão ao lado da ex-deputada Terezinha Fernandes como vice governadora.

A declaração causou alvoroço nos presentes e na mesa do evento. Açailândia, através do vice prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Antonio Erismar, influencia vários diretórios na regional, os quais devem votar contra Dino e a favor de Roseana no congresso do partido. Isso significa que se for colocado em votação o apoio a Flávio Dino, como quer a Nacional Petista, Dino contará com mais ou menos 10 novos delegados a seu favor, capitaneados por Açailândia. Em relação à votação anterior, ganha por apenas dois votos, isso representa a consolidação do projeto do PCdoB, PSB, e PT rumo ao governo do Estado.

Estiveram no evento acompondo a caravana 65, o pré candidato a governador Flávio Dino, o pré candidato ao senado pelo PSB José Reinaldo Tavares, os deputados federais Ribamar Alves e o deputado Domingos Dutra, além do deputado estadual Rubens Pereira Júnior.

Fonte : Blog Rei dos bastidores

Nenhum comentário: