segunda-feira, 31 de maio de 2010

Maranhão , mais um capitulo

Comissão do PT nacional chega hoje a São Luís

Uma comissão designada pelo Diretório Nacional do PT estará nesta segunda-feira em São Luís para investigar as denúncias de que delegados ao encontro estadual do partido defensores da aliança com Flávio Dino teriam recebido ofertas de dinheiro para mudar de voto e apoiar Roseana Sarney.

As denúncias ganharam as páginas da revista e foram noticiadas por toda a imprensa nacional.

Dois delegados ao encontro petista contaram que foram procurados pelo ex-líder sindical Rodrigo Comerciário com a oferta de R$ 40 mil para cada se mudassem de posição e apoiassem a proposta de aliança com o PMDB. Um dos encontros teria sido num Shopping de São Luis. Um outro encontro, revelado depois, teria sido na casa de um publicitário e jornalista ligado ao PT. Rodrigo Comerciário nega as acusações.

Outro acusado de tentar subornar delegados foi o secretário do Trabalho, José Antonio Heluy. Segundo as denúncias ele teria oferecido dinheiro a uma delegada de nome Lourdes, mais conhecida como Moçota. Ele também negou as acusações.

Nos bastidores do PT correm outros supostos casos de tentativa de compra de votos. Um deles envolveria o Secretário de Desenvolvimento Social, Edmilson Comerciário, ligado a Rodrigo Comerciário. O assédio dele teria sido a um delegado do município de Caxias.

A comissão integrada pelo Secretário Geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, e pelo Secretário Nacional de Organização, Paulo Frateschi, ouvirão todos os envolvidos. Ontem pela manhã um dirigente do PT informou ao JP, sob condição de sigilo, que um alentado dossiê que conteria até gravações será entregue à Comissão.

No encontro do PT realizado nos dias 26 e 27, os delegados aprovaram, por 87 a85 votos, fazer aliança com o PCdoB e PSB, tendo Flávio Dino como candidato ao governo. Pressionados por José Sarney e Roseana Sarney, a quem tinham prometido a aliança e até negociado cargos, os derrotados liderados pelo suplente de deputado Washington Luiz começaram a fazer manobras para modificar a decisão. O desfecho da polêmica ficou ainda mais imprevisível depois da denúncia de que estaria havendo tentativa de compra de votos dos delegados.

Nenhum comentário: