domingo, 2 de setembro de 2007

Leia nota do PCdoB sobre as desfiliações dos ex-comunistas Sandra Batista e Paulo Fonteles Filho

Nota de esclarecimento sobre as desfiliaçõesdo PCdoB de Sandra Batista e Paulo Fonteles Filho

O Partido Comunista do Brasil do Pará - PCdoB/PA, através de sua Comissão Política Estadual, vem esclarecer publicamente fatos, noticiados no jornal O Liberal do dia 31 de agosto de 2007, em relação as desfiliações do PCdoB da ex-deputada Sandra Batista e do vereador de Belém Paulo Fonteles Filho:

1. Consideramos ato equivocado o pedido de desfiliação de nossas fileiras dos acima citados. Os dois ex-filiados foram militantes importantes de nossa agremiação política, que tiveram apoio do Partido, que os projetou politicamente tornando-os referências de nossa organização, chegamos a escolhê-los para nos representar no Parlamento.

2. Esclarecemos que não correspondem com a verdade os números de desfiliações citadas na matéria. Em abril desfiliaram-se do PCdoB cerca de 50 militantes e não 250 como é informado. Junto com nossos dois ex-militantes pediram desfiliações outros 04 membros do Partido e não 30.

3. O PCdoB no Pará vive um momento de intenso debate político e de democracia interna, realizando sua 12ª Conferência Estadual. Neste processo estamos debatendo todas as questões relativas a ação dos comunistas paraenses. Sandra e Paulo eram dirigentes do PCdoB no Pará e, como todos os militantes, tinham toda a liberdade de expressar suas opiniões, o que não fizeram, preferindo se desfiliarem do PCdoB. A direção do PCdoB fez todo o tipo de esforço para incorpora-los nestes debates, e eles recusaram-se de participar.

4. O PCdoB joga importante papel nos Governos Estadual e Federal, a frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e da Gerência Regional do Patrimônio da União, onde desenvolvemos políticas públicas vinculadas aos interesses do povo paraense. Tem também uma ação nos movimentos sociais: contribuindo com a construção de uma nova central sindical, participando das lutas populares e da juventude. Ao mesmo tempo o PCdoB tem sido um Partido procurado por diversas lideranças de todo o Estado, somente nos dois últimos meses mais de 30 Comissões Provisórias foram instaladas em municípios paraenses.

5. Reafirmamos também, a disposição do PCdoB de fortalecer o projeto popular que elegeu Lula Presidente e Ana Julia Governadora. Acreditamos que é necessário reafirmar os compromissos mudancistas assumidos pelo Presidente Lula e que no Pará, com o Governo Ana Julia, necessitamos construir um novo modelo de desenvolvimento, que faça nosso Estado crescer, combatendo a pobreza, distribuindo a riqueza, valorizando o trabalho e fortalecendo a democracia. O PCdoB é um instrumento da luta por mudanças no País e no Estado, rumo a construção de uma sociedade mais justa e socialista. Nosso Partido está aberto aos que buscam somar nesta luta.

Belém, 31 de agosto de 2007.Comissão Política Estadual do PCdoB Pará

8 comentários:

deia disse...

Com a saída de um lider do PCdoB que era um ídolo político para mim(Paulo Fonteles) que fez a Juventude acreditar em seus ideais, porém essa crença foi jogada no ralo.Uma TRAÍÇÃO que não tem PERDÃO!!!Mas um novo lider nasceu, cresceu e está fazendo com que a JUVENTUDE tenha ESPERANÇA novamente!!!!

RODRIGO MORAES VC TEM TODO E TOTAL MEU APOIO EM SUA ELEIÇÃO QUE SERÁ SÓ VITÓRIA!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Goto disse...

Não podemos afirmar que Sandra Batista e Paulo Fonteles "traíram" o partido.
São militantes políticos históricos patrimônio da esquerda e buscam um espaço de atuação no qual verificam ser melhor suas condições de contribuir na política.
A democracia pressupõe amplo debate e, inclusive, a possibilidade de reposicionamentos.
Vamos respeitar a decisão dos valiosos militantes e quadros políticos Sandra Batista e Paulo Fonteles, que muito serviram a este partido e pelos quais nutro a mais profunda admiração e respeito.

Paula Goto