segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

“A causa da crise financeira é a lógica do próprio capitalismo”


Para o professor François Houtart, somos confrontados com uma lógica que corre ao longo da história econômica do século passado
O sociólogo belga François Houtart - Foto Roosewelt Pinheiro/ABrO sociólogo belga François Houtart - Foto Roosewelt Pinheiro/ABrA crise que vivemos é mais profunda e bastante diferente da que conhecemos nos anos 1929 e 1930, afirma o professor François Houtart. Segundo ele, sua dimensão evidentemente está vinculada ao fenômeno da globalização. Porém, ressalta que a atual crise não é nova. Não é a primeira crise do sistema financeiro e muitos dizem que não será a última. Houtart acredita que o mais importante, e isso é diferente dos anos 1929 e 1930, é essa combinação com vários tipos de crises. E afirma: a causa fundamental da crise financeira é a lógica do próprio capitalismo. "A crise financeira é devida à lógica do capital, que tenta buscar mais lucros para acumular capital, que é, dentro dessa teoria, o motor da economia".
Em entrevista ao Brasil de Fato, Houtart fala também sobre as várias facetas desta crise, inclusive a crise alimentar, a qual, segundo ele, faz parte da mesma lógica. "A combinação da crise econômica com a alimentar é algo novo. Porém, são vinculadas".

Confira a entrevista na íntegra: Brasil de fato

Nenhum comentário: