terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aulas na UFPA recomeçam na próxima segunda, 24



Aulas na UFPA recomeçam na próxima segunda, 24 (Foto: Bruno Carachesti)
(Foto: Bruno Carachesti)
Com o fim da greve que durou quatro meses, as aulas na Universidade Federal do Pará (UFPA) deverão ser retomadas somente na próxima segunda-feira, dia 24. De acordo com a instituição, nesta semana, a reitoria fará um levantamento sobre a situação das unidades acadêmicas para poder montar, junto a elas, o novo calendário que deverá se estender até 2013. O fim da greve foi anunciado no último domingo (16), após a categoria ter acatado o reajuste de 25% a 40% proposto pelo governo, divididos em três anos. O calendário do vestibular 2013 continua sem alteração e a prova será realizada em 9 de dezembro, conforme prevê o edital.
Ontem, o cenário ainda era de pouco movimento nos corredores da universidade. Nos portões e por todo o campus do Guamá, ainda estavam estendidas as faixas e cartazes que anunciavam a greve. Entre os alunos, o assunto era tentar descobrir como as aulas serão repostas.
A estudante do curso de Economia, Vivian Souza, tentava encontrar uma resposta para o agendamento da sua formatura, pois quando a greve iniciou ela tinha começado o último semestre do curso. “O projeto do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) eu fiz praticamente sozinha e sem orientação”, reclamou.
A preocupação dela é com a quantidade de conteúdo atrasado e com os novos que podem surgir enquanto prepara o TCC. “Tenho receio que o novo calendário possa sobrecarregar a gente. Só não estou tão assustada porque procurei estudar alguns assuntos por conta própria”, disse.
Em contrapartida, a aluna de Especialização em Letras, Thyana Noronha, caminhou tranquilamente com os estudos, já que o curso dela não havia parado com a greve. “Teve curso que não parou e as aulas continuaram. Mas a gente se pergunta como fica a situação de quem está com o conteúdo e a carga horária normal. E como vai ser para quem está atrasado?”, questionou Thyana.

RETORNO
A UFPA informou que tem conhecimento que algumas graduações não foram interrompidas por conta da greve e, por isso, fará o levantamento de cada curso para saber o que será feito.
A reportagem do DIÁRIO tentou contato com a Associação de Docentes da UFPA (Adufpa) para saber se o reajuste proposto satisfaz os trabalhadores, mas a entidade informou que se manifestará somente hoje pela manhã.
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: