segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UFPA esclarece novidades do PS 2013


O edital do Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já está disponível e as inscrições começam no próximo dia 19. Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 14, a diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps), Marilucia Oliveira; a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas; e o assessor da Proeg, professor Mauro Magalhães, esclareceram algumas questões importantes sobre cotas, inscrição no vestibular e cursos novos que serão ofertados pela Universidade no próximo ano.
Marilucia Oliveira chamou a atenção para as datas e para a necessidade da leitura cuidadosa doEdital por parte do aluno. “É importante que o Edital seja lido com cuidado. Às vezes, o candidato se declara cotista na hora da inscrição e, depois, não tem como comprovar, pois não sabia dos documentos necessários, tudo porque não leu corretamente o Edital.” Segundo ela, qualquer dúvida pode ser tirada no link “Perguntas Frequentes”, que estará disponível a partir da próxima semana, no Portal do Ceps.
Cotas - A Lei Federal nº 12.711/2012 reserva 50% das vagas ofertadas nos cursos de graduação para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública e, destas, 50% para alunos cuja renda familiar per capita é de até um salário e meio, caracterizada como cota renda.  Neste caso, 22% das vagas são destinadas à cota escola; 8% são voltadas para a cota escola renda; 15%, para cota cor e 5%, para cota cor renda.
Além destas, a UFPA possui mais três tipos de cota que podem acrescentar vagas aos cursos. Elas são voltadas a candidatos portadores de necessidades especiais, indígenas e quilombolas.  Porém o aluno que não cursou todo o ensino médio em escola pública não poderá entrar por meio de nenhuma das outras cotas, pois todas elas estão atreladas à cota escola.
O assessor da Proeg, Mauro Magalhães, comenta os benefícios do sistema de cotas desde quando foi implantado na UFPA. “Agora, o jovem de baixa renda que deseja cursar Medicina, por exemplo, tem a possibilidade de passar no curso que quiser. Qualquer estudante pode passar em um curso de alta demanda. E constatamos que, em geral, o desempenho dos alunos cotistas da UFPA é igual ao dos alunos não cotistas.”
Cursos novos - A grande novidade do PS 2013 é a criação de dois cursos em Belém e mais três no interior do Estado. Os cursos de Tecnologia em Multimídia e Engenharia Biomédica serão ofertados no campus da capital; Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia da Computação, em Tucuruí; sendo que Engenharia da Computação também será ofertado em Castanhal.
Inscrição – A diretora do Ceps lembra que quem não realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, não poderá se inscrever no PS 2013. O período de inscrições inicia a partir das 14h do dia 19 de setembro até às 22h do dia 10 de outubro, no horário de Belém. O candidato que deseja isenção pode solicitar a partir das 14h do dia 19 de setembro até às 22h do dia 26 de setembro. O resultado com os nomes dos isentos estará disponível a partir de 5 de outubro, no site do Ceps. A prova será realizada dia 9 de dezembro de 2012.. Qualquer estudante pode passar em um curso de alta demanda. E constatamos que, em geral, o desempenho dos alunos cotistas da UFPA é igual ao dos alunos não cotistas.”
Cursos novos - A grande novidade do PS 2013 é a criação de dois cursos em Belém e mais três no interior do Estado. Os cursos de Tecnologia em Multimídia e Engenharia Biomédica serão ofertados no campus da capital; Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia da Computação, em Tucuruí; sendo que Engenharia da Computação também será ofertado em Castanhal.
Inscrição – A diretora do Ceps lembra que quem não realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro, não poderá se inscrever no PS 2013. O período de inscrições inicia a partir das 14h do dia 19 de setembro até às 22h do dia 10 de outubro, no horário de Belém. O candidato que deseja isenção pode solicitar a partir das 14h do dia 19 de setembro até às 22h do dia 26 de setembro. O resultado com os nomes dos isentos estará disponível a partir de 5 de outubro, no site do Ceps. A prova será realizada dia 9 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário: