segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ouvidor da Uepa vai apurar acusação de racismo



Ouvidor da Uepa vai apurar acusação de racismo (Foto: Celso Rodrigues)
(Foto: Celso Rodrigues)
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi oficialmente comunicada da acusação de racismo, feita na última sexta-feira (14), contra a professora Daniela Cordovil, que teria chamado o vigilante Rubens dos Santos, 39 anos, de "macaco". Até então, a reitoria só tinha conhecimento do caso através da imprensa. Nesta segunda-feira (17), o ouvidor da Uepa, o professor Lairson Cabral, afirmou que vai elaborar um relatório para abertura do Processo Administrativo.
O ouvidor informou que passará a ouvir os depoimentos das testemunhas a partir de amanhã (18), e que a professora acusada deverá ser ouvida na manhã de quarta-feira (19). A partir daí ele deve elaborar um relatório que será encaminhado à Reitoria da Universidade, que deverá nomear uma comissão que decidirá o futuro da professora na instituição. O prazo de envio do relatório é de 30 dias, mas Cabral acredita que deve finalizar o processo antes disso.
Na manhã de hoje (17), os alunos protestaram nos corredores da universidade, pendurando cartazes com dizeres como: “chamar de macaco não é injúria, é racismo”.
Daniela Cordovil, 34 anos, professora do curso de Ciência da Religião, é doutora em Antropologia e ministra uma disciplina de antropologia das religiões afro na Uepa. Ela foi indiciada por injúria.
Fonte: DOL

Nenhum comentário: