terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seminário desvenda as nuances das artes circenses


O I Seminário de Pesquisas em Artes Circenses, que começa nesta segunda-feira, 24, e segue até domingo, 30, é uma realização do Grupo de Pesquisadores em Artes Cênicas da Amazônia e da Produtora Circense Vida de Circo, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Ciências da Arte (PPGARTES/ICA), e da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), em parceira com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Cultural Tancredo Neves.
Os objetivos do evento, de acordo com a organizadora do Seminário, Virgínia Abasto, mestranda do PPGARTES/ICA, são “primeiramente, estimular e divulgar as pesquisas nas áreas circenses e despertar para a importância da preservação desta arte, que é o circo”. Ela espera também que o Seminário estimule um maior número de pesquisadores a fazer estudos nesta área, pois “ainda não temos muitas pesquisas sobre as artes circenses e os estudos sobre o circo não se limitam apenas à parte física dos atletas, mas também podem ser estudadas pela Antropologia, História, Nutrição, Arquitetura e por diversas áreas.”
Programação – Além dos professores dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da UFPA, o Seminário terá dois pesquisadores convidados. O professor doutor Mário Bolognesi, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), ministrará a oficina de Pesquisa em Circo, entre os dias 27 e 29 de setembro. E a professora Sara Krumm, que ensina acrobacias aéreas na Argentina, ministrará  Diálogos Acrobáticos para artistas experientes, de 24 a 28 do mesmo mês. Além das oficinas, o Seminário terá mesas-redondas, palestras, exibição de filmes, debates, comunicações orais e apresentações artísticas. Toda a programação é gratuita. A programação ocorre no auditório da Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Inscrições – As inscrições para as oficinas do professor Mário Bolognesi, da professora Sara Krumm e para as comunicações orais  já estão encerradas. Mas, segundo Vírginia, “é bom garantir a vaga se inscrevendo como ouvinte, no site do evento. Porém as pessoas poderão fazer as inscrições na hora da abertura, no dia 24. E vai ser uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre as artes circenses e até tê-las como campo de estudo.”
Dentro da programação, haverá apresentações gratuitas, na quinta-feira, 27, às 20h, no “Palhaçadas de Quinta”, e no Domingo, 30, às 9h, no “No olho da rua!”, ambos eventos na Praça da República, em Belém.
Serviço:
I Seminário de Pesquisas em Artes Circenses
Data: 24 a 30 de setembro de 2012
Horario: 14 às 17h
Local: Auditório da Escola de Teatro e Dança da UFPA, na rua Dom Romualdo de Seixas, 820, esquina com a Jerônimo Pimentel, Umarizal, Belém.
Para mais informações e se inscrever como ouvinte, acesse o site do Seminário.

Texto: Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
Arte: Divulgação / evento

Nenhum comentário: