quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Docentes da UEPA reunem para tratar da greve

Os servidores da Universidade Estadual do Pará (Uepa) decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira (13).

"A greve foi deliberada na noite de ontem, em assembléia. E estamos aqui reunidos neste momento com o comando de greve para coordenar o movimento em todo o Estado", explicou Paulo Sérgio Braga, do Sindicato dos Docentes da Uepa - (Sinduepa).
A reunião contou com membros do DCE e da comissão de comunicação da greve, e teve início por volta das 10h no prédio da instituição que abriga o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, no bairro do Marco, em Belém.
Segundo a professora Elizabeth Lucena, diretora do Sindicato, o resultado da reunião entre professores e alunos  e o governo ocorrida na última terça-feira (4) foi um fiasco. “Não houve alteração nas negociações, até agora só foi garantida a manutenção dos temporários”, explicou.
Tentativa de negociação
A categoria rejeitou a proposta do governo do Estado de aumento salarial de 16,63%, que iguala os salários dos docentes universitários ao dos professores da educação básica. Segundo a categoria, existe uma defasagem de sete anos de reajuste salarial. 
Para a coordenadora do Sindicato dos Docentes da Uepa (Sinduepa), professora Elizabeth Lucena, a valor oferecido não considera a formação diferenciada do educar de nível superior e o nível de exigência que existe sobre a categoria.Com a greve, cerca de 13.683 universitários ficarão sem aula em todo o Estado.
Reivindicações
A categoria busca reajuste do piso salarial; discussão com a comunidade acadêmica da implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS); e a não redução do valor da bolsa de monitoria (pesquisa e extensão) paga a estudantes. Os docentes cobram do Estado o pagamento de salário equivalente ao piso nacional pago a professores do ensino médio, acrescido de 15% para professores em início de carreira na instituição. 
Fonte: DOL

Nenhum comentário: