sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fim da greve! Professores do IFPA retomam atividades


O dia 10 de setembro foi a data escolhida pelos professores e técnicos administrativos para as voltas às aulas no IFPA (Instituto Federal do Pará), após cerca de um mês de greve por reajuste salarial e reestruturação dos planos de carreiras das duas categorias.


O secretário geral do Sinasefe/PA (Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Pará), Humberto Brito, explicou que apesar da greve ter sido considerada como algo positivo para a categoria, o objetivo foi só parcialmente alcançado.
'Queríamos, principalmente, a reestruturação do plano de cargos e carreiras. Conseguimos para os técnicos administrativos, mas não aceitamos a proposta do Governo. Ficamos com a dos técnicos administrativos que terão acréscimos nos salários com a titulação, na seguinte situação: especialistas recebem 25% a mais, mestrado ganha 30% e doutor tem cerca de 50% a mais no salário', detalhou Brito.
Já a dos professores foi feita nos mesmos moldes, 'mas poderia acarretar em uma divisão entre os professores, o que afetaria o ambiente acadêmico'. 'Nossa contra proposta era para que fosse estipulada uma porcentagem fixa para a titulação, ou seja, se fosse 5%, o especialista ganharia 5%, o mestre ganha 10% e o doutor ganha 15%, mas eles não aceitaram. Vamos manter esta pauta, mas sem a greve', disse.
Os cerca de 120 mil alunos atingidos pela greve voltaram às aulas com um novo calendário letivo. 'Vamos aproveitar esse período até o dia 10 para definir com a direção da instituição como vai funcionar as reposições das aulas', contou Humberto.

Fonte:Portal ORM

Nenhum comentário: