quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Greve geral dos trabalhadores da saúde de Belém pode começar nesta quinta-feira.

A secretária municipal de saúde, Sylvia Santos, se pronunciou sobre a greve geral dos trabalhadores da saúde de Belém, que tem previsão para começar nesta quinta-feira (2). Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (1), Sylvia Santos lamentou a decisão tomada pela categoria e explicou a posição da Prefeitura na negociação com os servidores.


"Deixamos bem claro que em virtude do período e da legislação eleitoral ficamos limitados ao negociar determinados assuntos relacionados à gestão, como a atribuição de abonos salariais e também tudo que concerne ao incremento de recursos a serem aplicados, esclarecemos que eles sempre são calculados e aprovados no exercício anterior. Em caso de desobediência a estas determinações da legalidade, poderíamos ser apontados por abuso de poder. Temos de seguir os princípios da legalidade”, afirmou.
A decisão sobre a greve foi tomada em assembleia geral realizada no dia 19 de julho. As reivindicações reúnem os médicos da saúde municipal, que já estão em greve, além de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos em radiologia .
As principais propostas das categorias são: melhores condições de trabalho, recomposição das perdas salariais dos abonos e incorporação ao salário base, plano de carreira  para os servidores da saúde (debatido com os trabalhadores), pagamento das perdas salariais históricas de 20,8% e incorporação deste valor ao salário base e abertura de uma mesa de negociação permanente com a presença dos sindicatos
Fonte: DOL

Nenhum comentário: