quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jogos paralímpicos começam nesta quinta em Londres



Jogos paralímpicos começam nesta quinta em Londres (Foto: Fernando Maia/CPB)
(Foto: Fernando Maia/CPB)
Após receber pela terceira vez umaOlimpíada, encerrada no último dia 12,Londres prepara-se para estrear como sede dos Jogos Paralímpicos. A partir desta quinta-feira (29) e até 9 de setembro, a cidade vai acompanhar 4.200 atletas de 165 países na 14ª e maior edição já feita do evento.
Apesar da estreia, a Paralimpíada em Londres tem ares de “volta para casa”. Isso porque o movimento paralímpico foi criado em uma pequena cidade vizinha à capital inglesa, Stoke Mandeville, há cerca de 64 anos. No começo, a prática esportiva buscava a reabilitação de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial. E, em 1948, ano da segunda Olimpíada de Londres, ocorreram os “Jogos de Stoke Mandeville”, com 16 atletas.
Os anos passaram e o que era apenas um trabalho do médico Ludwig Guttman, chefe do Departamento Nacional de Lesões da Medula Espinhal para livrar feridos das mazelas deixadas pela guerra, tornou-se um dos grandes eventos esportivos do planeta.
Em 1984, Stoke Mandeville voltou a receber parte dos Jogos Paralímpicos. O vilarejo dividiu a organização e realização da competição com Nova York, nos EUA. Mas nada comparado com o que vai acontecer em Londres.
Além dos milhares de atletas, a cidade vai contar com seis mil voluntários, 2.250 oficiais técnicos, 1.200 árbitros e delegados técnicos para trabalharem nas 21 modalidades esportivas.
Todo o aparato para sediar os jogos altamente competitivos e que vem ganhando espaço na mídia e audiência em todo o mundo. Na última edição, em Pequim 2008, mais de 270 recordes mundiais foram quebrados e vistos por mais de três bilhões de expectadores no mundo, além das arenas e estádios lotados para acompanharem os atletas “in loco”.
Brasil é potência
Se nas Olimpíadas, o Brasil ainda luta para entrar na lista de protagonistas do esporte, nos Jogos Paralímpicos a história é diferente. Em 2008, o país alcançou a nona colocação no quadro de medalhas, com 47 medalhas no peito.
Na delegação brasileira, que chega a Londres com 182 atletas, estarão presentes algumas estrelas paralímpicas, como os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, que têm 13 e nove medalhas em Paralimpíadas, respectivamente, além do judoca Antônio Tenório, que vai atrás do quinto ouro seguido em Jogos.
E o país, que compete em 18 das 21 modalidades, chega à capital inglesa com novas metas. Segundo o presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o objetivo é atingir a sétima colocação no quadro de medalhas nesta edição dos Jogos. “E queremos a quinta posição no Rio, em 2016. Estaremos classificados para todas modalidades, por isso, temos o desafio de passar no quadro geral de medalhas países fortes no esporte paralímpico, como a Austrália”, afirmou o executivo.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: