sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ditadura Militar é tema de festival de cinema

Durante o mês de junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival Cinema pela Verdade, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça. O projeto vai exibir filmes nacionais que retratam a ditadura militar e suas consequências. Ao todo, o festival terá exibições em 81 universidades de todas as capitais do país, com apresentações gratuitas seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.

Filmes Selecionados

Cidadão Boilesen: Um capítulo pouco conhecido dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos mais precisos neste perfil de Henning Albert Boilesen (1916-1971), que ajudou a financiar a repressão violenta e teve participação na criação da Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do DOI-CODI. Direção: Chaim Litewski, 2009. Documentário, 92 minutos.


Condor: Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea desses eventos, trazendo uma história de terrorismo de Estado, mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça. Direção: Roberto Mader, 2007. Documentário, 106 minutos.

Hércules 56: Na semana da independência de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes, os fatos dessa época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin, 2006. Documentário, 94 minutos.

Programação Local (instituições confirmadas)

Universidade Federal do Pará

Local: Auditório da Reitoria
Datas: 04 (Cidadão Boilesen), 05 (Hércules 56) e 06 (Condor) de junho
Horário: 16h

Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET

Local: Cine Pindorama
Datas: 13 (Cidadão Boilesen), 14 (Hércules 56) e 15 (Condor) de junho
Horário: 16h

Informações

Lacombe Assessoria
Fernanda Lacombe
(21) 3126-8593/(21) 8121-7409, lacombe.assessoria@gmail.com

Suanny Lopes (Agente Mobilizadora Local)
(91) 8164-5811, suannylopesc@gmail.com

Nenhum comentário: