quinta-feira, 28 de junho de 2012

Grupo de Teatro Universitário apresenta espetáculo Ao Vosso Ventre

O espetáculo “Ao Vosso Ventre: E se a vida acontecesse de outra forma?,” dirigido por Kauan Amora e montada pelo Grupo de Teatro Universitário da Escola de Teatro e Dança da UFPA – GTU/ETDUFPA –, tem como ponto inicial e principal o relacionamento entre mãe e filho, a partir do momento em que este revela a sua homossexualidade para ela. A peça será apresentada, de 28 de junho a 1º de julho, no Teatro Cuíra, às 20h, em Belém.
Com uma narrativa inversa, o espetáculo inicia-se quando o filho, adolescente ou jovem adulto (isto dependerá da leitura do espectador), revela à própria mãe a sua sexualidade e termina no que seria o começo dessa relação mãe-filho. “Foi uma decisão do Grupo. Fazemos uma alusão ao texto do Charles Chaplin, que disse uma vez que a vida deveria acontecer em ordem inversa: deveríamos primeiro morrer para depois nascer” afirma, Kauan Amora.
Íntimo e delicado - Rico em gestos e expressões, a peça, também permeada por diálogos, mexe muito com sentidos e sentimentos de quem irá assistir, por se tratar de um assunto tão íntimo e delicado e, ao mesmo tempo, de interesse público, por expor assuntos polêmicos recorrentes na sociedade: homossexualidade e relações familiares. “O sofrimento dela (da mãe), nessa relação, apenas outra mãe entenderia. É um tema delicado, que o elenco e toda a equipe técnica buscam retratar da melhor maneira”, diz Rosáurea Nascimento, a atriz que interpreta a mãe.
Ao saber da sexualidade do filho, a mãe fica em choque, não por ter preconceito, mas por ter medo do futuro dele, zelo este que começa ainda em seu ventre, nutrindo, também, certa esperança em relação ao filho.
“Gestação” – O espetáculo surgiu após pesquisa para uma Tese de Conclusão de Curso (TCC) e foi selecionado pelo Programa Jovens Encenadores, criado pelas diretoras Olinda Charone e Wlad Lima, que coordenam o Grupo de Teatro Universitário (GTU), para apresentação ao público. Segundo o diretor e um dos integrantes da pesquisa de TCC, Kauan Amorim, “a maior preocupação durante o processo foi descobrir como falar sobre homossexualidade e relação materna, duas temáticas tão delicadas e especiais. Acho que "Ao Vosso Ventre" é interessante, no sentido de que ele fala sobre tudo isso, sempre de uma forma sutil, quase imperceptível”, conclui Kauan.
Serviços:
Espetáculo: “Ao Vosso Ventre: se a vida acontecesse de outra forma?”
Local: Teatro Cuíra, na Tv. 1º de Março, esquina da Rua Riachuelo, bairro Campina, em Belém.
Período: Dias 28, 29, 30 de junho e 1º de julho, às 20h.
Ingressos: R$20,00 (com meia para estudantes)

Fonte: http://www.portal.ufpa.br

Nenhum comentário: