sábado, 9 de junho de 2012

UJS discute políticas ambientais rumo à Rio+20

Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o 16º Congresso Nacional da UJS debate temas que estarão presentes no encontro mundial.
Duas décadas se passaram desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre  Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por Cúpula da Terra ou Rio 92. Daqui exatos cinco dias, no próximo 13 de junho, essa agenda socioambiental mundial voltará a receber seus holofotes no Rio de Janeiro, mesma cidade que recebe calorosamente, neste feriado de Corpus Christi,  o 16º Congresso Nacional da UJS.
O encontro mundial insere a longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais estão as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul. A proposta da Rio+20 foi brasileira, com o objetivo de incorporar novos temas, além de se fazer um diagnóstico do que já foi realizado da Rio 92. A UJS, nesse sentido, não poderia estar fora dessa discussão e promoveu uma grande mesa de debate para expor suas reflexões e anseios a respeito da Rio+20.
Aldo Arantes, Secretário Nacional de Meio Ambiente do PCdoB e dirigente do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA), abriu o evento e citou o trabalho do partido na questão ambiental, bem como os desafios da formulação depolíticas públicas neste setor, baseada na defesa do desenvolvimento sustentável.
Arantes apresentou a Política Ambiental do PCdoB, recentemente aprovada pela direção nacional do partido, e lançou um desafio para os militantes da UJS. “A principal bandeira a ser levantada pelo PCdoB será a do desenvolvimento sustentável, com soberania dos povos e a defesa soberana da Amazônia e das demais riquezas nacionais. Queremos também que nossa juventude apresente questões palpáveis para nosso projeto de nação. Queremos avançar nesse debate em todos os sentidos”.
A mesa contou ainda com a participação de Lucia Stumpf, ex-presidente da UNE e secretaria de Movimentos Sociais do PCdoB, e Rebeca Ribas, conselheira do Conselho Nacional de Juventude.

O meio ambiente e a crise do capitalismo

Lucia Stumpf falou sobre o forte desenvolvimento da elaboração ambientalista na UJS, aludindo aos debates ocorridos durante a tramitação do Código Florestal no Congresso Nacional, e reforçou a posição ideológica dos comunistas na questão ambiental:
“É importante lembrar sempre que a crise ambiental tem relação direta com o modelo de desenvolvimento capitalista, e neste sentido a luta ambiental não pode estar descolada da luta pela transformação da sociedade. É preciso construir um outro modelo de desenvolvimento que afirme a soberania dos estado e crie alternativas ao modelo de degradação ambiental.”
Rebeca Ribas ainda chamou a atenção para as três dimensões cruciais: econômica, social, e ambiental  que a questão envolve, além de incorporar ao debate a transversalidade entre meio ambiente, cultura e saúde. “Defender o meio ambiente é defender um estado tutor do desenvolvimento”, finalizou.

Fonte: ujs.org.br

Nenhum comentário: