sábado, 9 de junho de 2012

ReXPa agita o fim de semana.



Você, torcedor, sabe quantos amistosos Clube do Remo e Paysandu já disputaram juntos? Sabia que, Re-Pa, mesmo que não valha lá muita coisa, também derruba técnico? Relembre a história do clássico.
Em junho, o maior clássico da Amazônia completa 98 anos. Domingo (10), no Estádio Mangueirão, é dia de mais uma disputa amistosa entre Leão e Papão, a de número 215 em toda história.
O primeiro encontro entre azulinos e bicolores fora de competição aconteceu em 21 de fevereiro de 1915, com vitória do Paysandu por 2 a 1, a primeira na história alviceleste nos confrontos com o maior rival.
Mas o Remo leva vantagem na conta geral de amistosos, com 79 vitórias, contra 64 do Paysandu, além de 71 empates.
- O primeiro Re-Pa tem um fato curioso. Normalmente os jogos eram realizados no Largo de São Brás. Então uma empresa adquiriu um campo chamado Ferreira & Comadita, e lá a inauguração aconteceu no dia 14 de junho de 1914, um domingo, e jogaram Remo e Paysandu, válido pelo Campeonato Paraense. O Remo venceu por 2 a 1 – explica o historiador Orlando Ruffeil.
Um amistoso entre Remo e Paysandu, que soa estranho e gera polêmica, antigamente era algo comum.
- Em 1970 aconteceram oito amistosos, mais dois jogos pelo torneio Norte-Nordeste e três de Campeonato Paraense – diz Ruffeil.
Depois de 1970, o maior número de amistosos jogados em um ano aconteceu em 1990, quando tiveram quatro jogos. Foram duas vitórias bicolores, uma do Remo e um empate.
Nos últimos cinco anos, dois clássicos amistosos. Em 2007, 1 a 1, gol de Levy, pelo Leão, e de Cametá, para o Paysandu. No final, queda de Sérgio Belfort, técnico bicolor na época. Já em 2009, vitória azulina por 3 a 1 e mais uma demissão, dessa vez de Nazareno Silva.

Nenhum comentário: