segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Frente Belém nas mãos do Povo questiona pesquisa de O Liberal

Com o título “Denúncia: a manipulação das pesquisas já começou”, a Frente Belém nas Mãos do Povo (PSol/PCdoB/PSTU) repudia em nota oficial os números da pesquisa publicada pelo jornal “O Liberal” em sua edição de domingo (26), elaborada pelo Instituto Vox Populi, e que mostra suposta mudança nas intenções de voto do eleitorado de Belém depois do começo da propaganda oficial no rádio e na TV.


Segundo a nota da coligação do candidato Edmilson Rodrigues, “o tratamento editorial que compara as pesquisas de dois institutos (Ibope e Vox Populi) diferentes, com metodologias e desenho amostral distintos, fere qualquer norma de bom jornalismo. Ao utilizar esta manobra, com apoio de gráficos e recursos visuais, o jornal pretende passar a seus leitores a falsa impressão de que teria havido ao longo das últimas duas semanas mudanças significativas nas intenções de voto, com queda ou crescimento entre os diversos concorrentes”.

Segundo os coordenadores da frente, a pesquisa Vox Populi que “O Liberal” publicou configura uma “artimanha que deixou a cidade muito desconfiada com os números apresentados”. E explicam as razões da desconfiança: “Para ampliar o conteúdo manipulador, o texto de abertura da ‘matéria’, na primeira página da edição de domingo do jornal, afirma que a pesquisa Vox Populi ‘mostra mudança na intenção de voto após início do horário eleitoral’, sem destacar que até a data da publicação da pesquisa tinham ido ao ar tão-somente dois programas eleitorais gratuitos para prefeito e um número limitado de inserções, o que, como é óbvio, é muito pouco para sustentar tal afirmação”.

A nota da coligação liderada pelo PSol observa que, nas redes sociais na internet, além da militância do partido e da Frente Belém nas Mãos do Povo, milhares de pessoas manifestam “suas desconfianças e mesmos protestos, com o que dá sinais claros de ser a mesma operação feita na eleição municipal de 2008 em Belém, quando algumas pesquisas davam a candidata Valéria Pires Franco na liderança, no momento em que ela estava na descendente, o que se confirmou no dia da eleição, quando a então candidata chegou em quarto lugar”.

O ocorrido com a candidata Valéria Pires Franco, cuja passagem ao segundo turno das eleições municipais de 2008 foi dada como certa pelo jornal “O Liberal”, é o episódio mais citado nas redes sociais para levantar uma nuvem de desconfiança em relação à pesquisa Vox Populi de ontem. Naquela ocasião, Valéria se encontrava em franco declínio nas intenções de voto, mas a pesquisa publicada às vésperas da eleição em primeiro turno garantia que ela seria a segunda colocada e iria disputar o segundo turno com o primeiro posicionado nas pesquisas, o prefeito e candidato à reeleição Duciomar Costa.



MANIPULAÇÃO

Na realidade, o candidato que passou ao segundo turno foi José Priante, do PMDB. Valéria terminou o primeiro turno em quarto lugar, atrás de Duciomar, Priante e Arnaldo Jordy (PPS). O fato jamais foi explicado pelo jornal ou pelo instituto autor da desastrada pesquisa, daí a suspeita de nova manipulação com objetivos ainda não muito claros.

Pelos números da pesquisa Vox Populi, publicada por “O Liberal”, Edmilson Rodrigues aparece com 37% das intenções de voto, seguido por Zenaldo Coutinho (PSDB) com 15%, José Priante (PMDB) com 11%, Arnaldo Jordy (PPS) com 5%,Jefferson Lima (PR) com 4%, Anivaldo Vale (PTB) com 2% e Alfredo Costa (PT)também com 2%. A pesquisa teria sido realizada nos dias 22 e 23 de agosto e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número PA-00046/2012.

Os números apontam uma brusca mudança de tendência se comparados com outra pesquisa recente (feita nos dias 7 e 9 de agosto), do instituto Ibope, que apresentou o seguinte resultado: Edmilson 42%, Priante22%, Zenaldo 12%, Jordy 7%, Jefferson 5%, Anivaldo 2% e Alfredo 1%. A pesquisa do ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número 00036/2012.

A reclamação da coligação de Edmilson Rodrigues se baseia na atitude do jornal, que comparou pesquisas de institutos e metodologias diferentes para traçar um quadro de mudança nas intenções de voto.

Pesquisa feita no mesmo período (22 a 25 de agosto) pelo Instituto Alvo Pesquisas, com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00052/12, apresenta resultados diferentes. O instituto ouviu 625 pessoas em todos os bairros de Belém, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais e para menos. A pesquisa apresenta o seguinte quadro de intenções de voto, na pesquisa estimulada: Edmilson Rodrigues tem 38,2%; José Priante, 22,5%; Zenaldo Coutinho, 9,5%; Arnaldo Jordy, 7,0%; Jefferson Lima, 5,0%; Anivaldo Vale, 3,5%, e Alfredo Costa, 2,0%.

Outro levantamento, feito pelo instituto Acertar nos dias 22, 23 e 24 de agosto, mostram o seguinte cenário (consulta estimulada): Edmilson Rodrigues com 38,3%, José Priante com 21,0%, Zenaldo Coutinho 10,4%, Arnaldo Jordy com 9,8%, Jefferson Lima com 6,3%, Anivaldo Vale com 3,3% e Alfredo Costa com 2,1%. A pesquisa do Acertar foi registrada junto ao TSE sob o número 00051/2012. Foram ouvidos 632 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos

percentuais.

Fonte: Diário do Pará

Um comentário:

Unknown disse...

Isso é o que eu chamo de manipulação, uma vergonha esse jornal O Liberal, tendencioso. A verdade é que o meu candidato José Priante está em segundo lugar sim, crescendo a cada dia mais apresentando suas propostas. Além do mais, ele já fez muito por nós belenenses na Câmara, quando for prefeito vai fazer ainda mais! Agora é!