quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasília: Fórum denuncia caos na Saúde, Educação e Seguridade


Com o objetivo de protestar contra as mazelas empreendidas contra os trabalhadores, o Fórum Nacional de Entidades Federais, que é composto por mais de 30 organizações da sociedade civil, realiza nesta quarta-feira (28), a partir das 9 horas, em Brasília, uma marcha pela valorização e reconhecimento dos trabalhadores.




O secretário dos trabalhadores do serviço público da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, em entrevista ao Vermelho, informou que a marcha irá até o Ministério do Planejamento, onde as entidades terão audiência na Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/MPOG), para discutir a pauta.

João Paulo, que também é coordenador de Organização Sindical da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), disse que a reunião será bem objetiva, solicitando do governo uma posição sobre a campanha salarial e benefícios, entre outras reivindicações.

“Estamos vivendo um caos em diversos setores do Estado, sobretudo na Saúde, Educação e Seguridade. Vamos cobrar ação e definição por parte do governo. Não adianta ficar em reunião, discutir é importante, mas agora os servidores querem ação. Caso o governo não apresente uma resposta satisfatória aos trabalhadores, seguiremos com nossa marcha até o Congresso Nacional”, falou ao Vermelho o sindicalista.

João Paulo também informou que após a audiência com a SRT/MPOG os trabalhadores seguirão para a audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, onde estará sendo discutido o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp).

“Compareceremos à audiência para reafirmar nosso posicionamento contra o Fundo, que é um desserviço aos servidores. Reafirmamos nosso repúdio ao projeto.”

Mobilização com organização

O secretário da CTB indicou que os servidores terão uma agenda com organização e mobilização nacional, na qual ficou definido que o dia nacional de luta e paralisação será no dia 25 de abril.

Ele também lembrou que no dia 9 de abril haverá nova reunião do Fórum, na qual serão definidas as ações para o dia nacional de paralisação.

Outras frentes

Nesta quarta-feira (28) ocorrerá em Brasília,no auditório Petrônio Portela, às 14 horas, Seminário no Senado Federal contra o PLC 02/12.

De acordo com carta encaminhada pelo Fórum ao Senado, “o PLC 2/2012 representa um grande risco para os servidores, pois quebra a integralidade da sua aposentadoria e leva à incerteza quanto ao valor do benefício a que terão direito no futuro, pois a modalidade prevista no Funpresp é a de Contribuição Definida mediante a qual os servidores saberão quanto terão que pagar, mas o benefício futuro dependerá do mercado, de acordo com o saldo da conta individual, a rentabilidade do investimento, as comissões cobradas pelas consultorias, a idade da aposentadoria, a expectativa de vida [por gênero] e o grupo familiar, trazendo riscos elevados para os servidores”.

O coordenador da Fasubra informou que participarão do seminário o auditor Fiscal da Receita Federal, Marcelo Lettiere; a auditora Fiscal da Receita Federal aposentada, Clemilce Carvalho; a professora da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann; a coordenadora da auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli; o assessor técnico da Câmara dos Deputados, Roberto Bocaccio Piscitelli; e o senador Randolfe Rodrigues do PSOL.

Segundo ele, durante o evento haverá intervenção de deputados e senadores que se fizerem presentes.


Fonte: Vermelho

Nenhum comentário: