sexta-feira, 30 de março de 2012

Inscrições para Escolas Tecnológicas abrem no dia 3 de abril



O período de inscrições para o processo seletivo das Escolas Estaduais de Educação Tecnológica e Profissional será aberto na próxima terça-feira (03). A seleção é para o preenchimento de 5.270 vagas para cursos técnicos, de nível médio, nas modalidades Integrado, Integrado em Tempo Integral, e Subsequente. O edital referente ao certame foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (30).

As inscrições devem ser feitas no site da Extatus (www.exatuspr.com.br), empresa responsável pela realização do processo seletivo, até o dia 15 de abril. No ato da inscrição, o candidato poderá fazer duas opções de curso para sua concorrência. Todas as informações prestadas deverão ser comprovadas durante a efetivação da matrícula. A confirmação da inscrição estará disponível no dia 24 de abril, no mesmo site. No cartão de confirmação, constarão os dados pessoais do candidato, a escola, o curso, o turno de 1ª e 2ª opção escolhidos, e o dia, a hora, o local e a sala de realização da prova.

Os cursos são ofertados em 14 escolas da Região Metropolitana de Belém e de outros oito municípios. Em Belém, os estabelecimentos são Escola Técnicas Francisco das Chagas, Magalhães Barata, Colégio Integrado Francisco da Silva Nunes, Anísio Teixeira e Deodoro de Mendonça. Em Cametá, acontecem no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins. Em Santa Izabel são ministrados na Escola Irmã Albertina Leitão; em Marituba, nas Escolas Agroindustrial Juscelino Kubitscheck e ERC Centro de Educação Profissional “Dom Aristides Pirovano”. Já nos municípios de Tailândia, Monte Alegre, Itaituba, Paragominas e Salvaterra os cursos são oferecidos nas EETEPAs.

A prova será realizada no dia 29 de abril, das 9 às 13 horas, em escolas estaduais localizadas naqueles municípios. O resultado com a lista dos aprovados será divulgado no dia 8 de maio, no site da Secretaria de Estado de Educação (www.seduc.pa.gov.br). As formações visam o ingresso do jovem no mercado de trabalho e são das mais diferentes áreas. Entre eles estão os cursos técnicos em Enfermagem, Design, Mecânica, Arte Dramática, Podologia, Rede de Computadores, Mineração, Segurança do Trabalho, Aquicultura e Guia de Turismo, entre outros.

Os cursos técnicos de nível médio na modalidade Integrado são destinados a candidatos com idade a partir de 17 anos e 11 meses completos até o ato da matrícula e que já concluíram o Ensino Fundamental. A formação dura, no mínimo, quatro anos, conforme o projeto escolar e o plano de curso de cada escola. Na modalidade Subsequente, os cursos técnicos são específicos para quem já concluiu o Ensino Médio e tem, aproximadamente, duração de dois anos, conforme o projeto escolar.

Os cursos dessa modalidade também serão ofertados na forma de Tempo Integral, na Escola Agroindustrial Juscelino Kubitschek. Serão 120 vagas para os cursos de Agroindústria, Floresta e Informática. A formação em Tempo Integral tem duração de três anos, em atividades curriculares nos turnos da manhã e tarde, das 7h30 às 17h. A Escola de Tempo Integral compõe o programa Mais Saber e é uma novidade para o novo ano letivo.



Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: