quinta-feira, 22 de março de 2012

Pérolas do cinema nos 100 anos do Cine Olympia

Pérolas do cinema nos 100 anos do Cine Olympia (Foto: )
“Pat Garret e Billy The Kid” de Sam Peckinpah, abre hoje a Mostra Lume Filmes, que integra a programação de centenário do Cinema Olympia. O filme tem exibições hoje e amanhã, às 18h30, com entrada franca.

Fundada no ano 2000 pelo cineasta Frederico Machado, a Lume Filmes nestes últimos anos firmou-se como a mais importante distribuidora de cinema autoral e independente no Brasil. Desde seu início a Lume vem surpreendendo o mercado com lançamentos de importantes peças da cinematografia brasileira e mundial, tirando-as do baú do esquecimento para o deleite daquele público ávido por um cinema de qualidade.

A Lume já distribuiu no mercado brasileiro mais de 150 títulos. Obras de diretores como David Lynch, Luis Buñuel, Yasujiro Ozu, R.W.Fassbinder, Akira Kurosawa, Miklos Jancso, Todd Solondz entre muitos outros que fazem parte deste que é o maior acervo de DVDs de filmes autorais do país. Entre as jóias lançadas pela Lume estão “A Guerra do Fogo”, de Jean Jacques Annaud, “1984” de Michael Redgrave, “Eraserhead” de David Lynch, “O que há tigresa?” De Woody Allen, “A Última tempestade” de Peter Greenaway e “O discreto Charme da burguesia”, de Luis Buñuel.

Com todos os sentidos voltados para um cinema verdadeiramente autoral, a Lume Filmes não tardou em começar a ter seus próprios trabalhos sendo produzidos. Como produtora a Lume realizou diversos curtas-metragens e vídeos no Maranhão, dentre eles: “Questão de Prova”, “Cartas e Ódio”, este último dirigido por Breno Ferreira e tem em processo de produção os curtas “O Exercício do Caos” e “Guimarães 150 anos de história e poesia”. Para os próximos anos, prepara a produção de dois longas-metragens, “Andor” e “Serapião”.

Em “Pat Garret e Billy The Kid”, que abre a programação logo mais, o velho Pat Garrett não é mais um fora-da-lei quando é eleito pela população de uma cidade o xerife local. Já seu ex-parceiro, Billy The Kid, continua a atuar no crime. E o trabalho de Pat Garrett é justamente capturá-lo. Então se inicia uma caçada sádica entre os dois, que irá testar se a amizade entre ambos ainda existe. A Mostra Lume Filmes segue até o dia 1 de abril.

PROGRAMAÇÃO
Hoje e amanhã – “Pat Garret e Billy The Kid” de Sam Peckinpah (1973)
Dias 24 e 25/03 – “Pusher” de Nicolas Winding Refn (1996)
Dias 27 e 28/03 – “Kes” de Ken Loach (1969)
Dias 29 e 30/03 – “O Anjo Embriagado” de Akira Kurosawa (1948)
Dias 31/03 e 01/04 – “Um Condenado À Morte Escapou” de Robert Bresson (1956). Exibições gratuitas, sempre às 18h30, no Cinema Olympia. A programação integra as comemorações pelo centenário do Olympia e é inadequada para menores de 12 anos.

Fonte:(Diário do Pará)

Nenhum comentário: